Notícias

FAHOR ajuda empresas a reduzir mais de R$ 500 mil em custos anuais

Terça-Feira, 23.09.2014 às 16h05
23 SETEMBRO- FAHOR CURSO SIGMA

Mais de meio milhão de reais é a quantia de redução de custos anual conquistada por empresas cujos funcionários participaram do curso de qualificação profissional em Six Sigma: Nível Green Belt, oferecido pela FAHOR, por meio do Núcleo de Apoio Empresarial – NAEMP.


O curso encerrou no mês de junho, quando os participantes começaram a aplicar a metodologia DMAIC – Six Sigma, em melhoria de processos nas empresas da região. Conforme o professor do curso, Vilmar Bueno, o destaque fica para as empresas Artefacto, Megas e Tecnicon, de Horizontina, Industrial KF, de Cândido Godoy, e Metalstar e Nelson do Brasil, de Santa Rosa, que atingiram valores mais expressivos.

 

Bueno explica que o método DMAIC foca na resolução de problemas de maneira organizada e com o apoio de ferramentas de qualidade e estatísticas mais complexas: “Por meio da compreensão e aplicação das etapas do DMAIC que são definir, medir, analisar, melhorar e controlar, os profissionais conseguem a simplificação dos processos de forma a assegurar a redução do nível de defeitos, o aumento da satisfação dos clientes e da lucratividade da organização”.

 

No total, até o momento, foram R$ 655.837,74 que as empresas deixaram de gastar com a aplicação do conhecimento adquirido. E as reduções de custos tendem a aumentar ainda mais para estas empresas, pois conforme os participantes do curso, este foi o primeiro projeto no qual conseguiram dominar as ferramentas da qualidade e as fases do DMAIC, sendo que novos projetos estão em andamento com reduções bem mais significativas. De acordo com o Engenheiro Ricardo Tibola, que trabalha na empresa Artefacto, os projetos que estão sendo trabalhados no momento apresentarão reduções de custos de três a quatro vezes superiores às anteriores.

 

“Assim, o NAEMP - Núcleo de Apoio Empresarial FAHOR cumpre seu propósito de contribuir para o desenvolvimento dos agentes econômico-regionais e, consequentemente, colabora para o desenvolvimento da região”, finaliza o professor.

 

O curso de qualificação em Six Sigma será ofertado novamente em 2015 e os interessados podem manifestar interesse no site pos.fahor.com.br.

 

FONTE E FOTO: DANUZA WIDZ- FAHOR


VOLTAR IR AO TOPO