Notícias

Redução de insalubridade gera polêmica no funcionalismo de HZ

Segunda-Feira, 22.09.2014 às 9h34
noticias sem foto 3

Os servidores municipais de Horizontina lotados em funções na rede básica de saúde foram surpreendidos na sexta-feira (19) com um comunicado de mudanças na concessão dos percentuais de insalubridade que recebiam havia vários períodos de governo.


Entre as funções que tiveram redução de 30% para 20% estão Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços de Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Odontólogo e Técnico de Enfermagem.
Tiveram o percentual de gratificação suprimido (cortado) de seus vencimentos categorias como Agentes Comunitárias de Saúde (recebiam 20%), Auxiliar de Atendente de Farmácia, Fiscal Sanitário e Nutricionista.


A modificação determinada a partir de um estudo técnico contratado pelo município efetuaria nova concessão do percentual sobre serviço insalubre a algumas outras categorias, entre elas: Agente de Campo de Vigilância, Auxiliar de Inspeção Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Instalador, Motoristas de caminhões, ônibus e máquinas pesadas.


Ao buscarem por informações acerca das mudanças junto ao Setor de Recursos Humanos servidores que se consideram prejudicados pelas novas medidas alegam que foram informados que era uma decisão tomada e pronto. Porém outras informações vieram em seguida que o Prefeito Municipal não havia ordenado de fato as polêmicas modificações, causando constrangimento.


Informações extraoficiais colhidas por nossa reportagem junto ao Governo Municipal, é que diante da repercussão negativa entre os servidores, teria sido reordenado ao setor de Recursos Humanos que fossem creditados na próxima folha os valores como vinham até então, enquanto seja redefinida a situação. O Governo Municipal deverá fazer manifestação amanhã (23) sobre os fatos.


Vários profissionais de saúde que tiveram o percentual reduzido ou retirado manifestaram nesta segunda-feira (22) insatisfação diante da medida, se de fato ela for levada adiante. O impacto será grande na redução de salários dos servidores, sem que os riscos à saúde que os mesmos estão expostos no desempenho de suas funções tenham recebido atenção no intuito lhes dar maior segurança sanitária antes da proposição da medida de diminuir ou retirar os valores.


Sabe-se que a prefeitura teria contratado uma empresa e esta teria feito o estudo em cada ambiente de trabalho, entrevistando servidores sem lhes esclarecer o real motivo de tais inspeções, denunciaram as mesmas fontes.


VOLTAR IR AO TOPO