Notícias

MEC confirma criação de Curso de Medicina em Ijui

Sexta-Feira, 05.09.2014 às 06h30
IMAGEM MÉDICO

São Leopoldo, Novo Hamburgo e Erechim também foram autorizadas a criar os cursos


O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem a criação de 39 novos cursos de Medicina em todo o País. No Rio Grande do Sul, foram contempladas as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ijuí e Erechim. Uma comissão de especialistas do MEC analisou os projetos de melhoria e o conjunto da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, para definir a relação.


Os municípios estão distribuídos por 11 estados de quatro regiões e que têm como perfil população com pelo menos 70 mil habitantes e que ainda não tinham o curso de medicina. O processo de seleção e avaliação começou em 2013, com 205 municípios interessados. Desse total, 154 encaminharam a documentação solicitada e 49 foram pré-selecionados. Além dos 39 que preencheram os requisitos, outros sete municípios têm prazo de seis meses para se adequarem e três já abriram o curso.


A segunda etapa do processo, que será lançado ainda em setembro, envolve a chamada pública para as instituições privadas de ensino interessadas. A abertura dos cursos está dentro da meta do MEC e do Ministério da Saúde de criar 11,5 mil vagas de graduação e 12,4 mil de residência médica até 2017, no âmbito do Programa Mais Médicos. Até agora, 4.199 vagas foram abertas na graduação. Em relação à residência, 2.822 vagas foram criadas, a maioria em especialidades prioritárias como cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina da família, pediatria e psiquiatria.

 


VOLTAR IR AO TOPO