Notícias

Seminário vai propor retomada do cultivo da erva mate na região

Quarta-Feira, 18.06.2014 às 8h
ERVA MATE

FONTE: Jornal Folha Cidade

 

 

 

A Prefeitura Municipal de Horizontina, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Emater, Cooperagro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado (SEAPA), promoverão no dia 11 de julho, o I Seminário Regional da Erva Mate e Programas RS, tendo por local o salão do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina. Na pauta estará o fortalecimento de atividades diversificadas entre elas o cultivo da erva mate na região.

 

O Seminário começa ás 9h da manhã e estender-se-á até ás 16h. Painelistas do tema erva mate serão o Eng.º Agrônomo Valdir Zonin e o Presidente da Câmara Erva Mate Carlos dos Santos, que tratarão sobre sementes, mudas, cultivo, manejo, processamento artesanal, industrial e consumo. Na parte da tarde ás 13h30min, um segundo painel vai abordar: Programas Municipais e Estaduais para a Agricultura RS, Mais Etanol (novas alternativas: triticale, sorgo, arroz AB, batata-doce mecanizada), RS Mais Água (irrigação), RS mais Grãos (silos-secadores na Propriedade), tendo como painelistas: Eng.º Florestal Jacson Brilhante e Eng.º Agrônomo Valdir Zonin – CST/SEAPA.

 

Motiva o seminário, o fato da Erva Mate estar vivendo uma acentuada valorização no mercado, e a tendência é manter tal valorização, pois atualmente alem do delicioso e salutar chimarrão, a COCA-COLA comprou a marca Mate Leão, e inicialmente em 2013 já necessitou 800 mil toneladas de erva mate para produção de chá, e com tendência de dobrar esta necessidade logo, e por isso aumentar a procura e demanda da erva, bem como valorizar o produto. Também reforçará o seminário, que conforme o tamanho da área cultivada será possível desenvolver uma agroindústria no município.

 

 No seminário deverão ser distribuídas em torno de duas mil mudas de erva mate aos agricultores interessados e que já podem procurar a EMATER, a Secretária da Agricultura do Município, Cooperagro, Sindicato Rural, ou Prefeitura para eventuais dúvidas e cadastro para ser contemplados com mudas.


VOLTAR IR AO TOPO