Notícias

Quase 70 mil pessoas fora de casa em razão das chuvas no PR e SC

Segunda-Feira, 09.06.2014 às 11h34- redação olinda- Paulo R Staziaki- Fonte G1
cataratascheia1

Com nove mortes já contabilizadas devido às fortes chuvas no final de semana, Santa Catarina e Paraná enfrentam uma segunda-feira complicada, apesar de ter parado de chover de madrugada. Há 64 mil desalojados nos dois Estados. Duas pessoas estão desaparecidas, uma em Guarapuava (PR) e outra em Canoinhas (SC). 

 

Segundo a Defesa Civil do Paraná, 71 cidades foram afetadas, com 48 mil desalojados -- as nove mortes aconteceram no Estado. O serviço de meteorologia estadual Epagri-Ciram confirmou o fim da passagem da frente fria que causou as chuvas ao se deslocar do continente para o mar. A situação, contudo, continua crítica em Blumenau (150 km de Florianópolis). Às 6h, o rio Itajaí-Açu estava 10,18 metros acima do leito, alagando cerca de cem ruas da cidade. A previsão é que as águas continuem subindo até 10,35 m, antes do meio-dia, pelo efeito da descida de águas acumuladas no alto do Vale do Itajaí.

 

Em Santa Catarina, 24 cidades foram prejudicadas e 16 mil pessoas estão desalojadas. A Defesa Civil afirma que o número de desalojados no Estado deve subir para 20 mil pessoas, assim que pequenas localidades informarem ao comando central sua situação atual. Em Canoinhas (370 km de Florianópolis), o Corpo de Bombeiros procura o motorista de um carro levado pela correnteza quando atravessava uma ponte, no domingo.

 

O volume de água nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ficou quase dez vezes acima do normal neste domingo (8). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Copel, em 12 horas a vazão no atrativo subiu de 4,1 milhões para 14,4 milhões de litros de água por segundo. Por medida de segurança, a direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) decidiu interditar a passarela que leva aos principais saltos por volta das 15h, quando a vazão já havia passado dos 12 milhões de l/s. O passeio de barco pelo rio abaixo das quedas também precisou ser suspenso.


VOLTAR IR AO TOPO