Notícias

Experiência horizontinense apresentada na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL

Segunda-Feira, 26.05.2014 às 07h34- Redação Olinda- Foto: Ana Denise Strapasson
23 de maio- rede cidadania santa rosa

O Seminário da Caravana da Cidadania, realizado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo, em Santa Rosa, foi palco da apresentação exitosa da experiência de Horizontina. O evento, que avaliou os avanços das redes municipais de proteção a crianças, adolescentes, mulheres e idosos, após a visita da Caravana da Cidadania ao município, registrou os relatos de representantes das redes locais, que reportaram melhorias significativas alcançadas a partir do estímulo e da assessoria proporcionada pelo órgão técnico.

 

No Seminário, o caso de Horizontina foi apresentado pela Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Denise Gorgen Strapasson, que levou um vídeo com os depoimentos dos agentes que integram a rede municipal, falando a respeito da organização e estruturação dos trabalhos. “Ficamos muito felizes com o que vimos de Horizontina. O objetivo da Caravana foi plenamente alcançado. Passado quase um ano de nossa visita, a rede municipal está azeitada e funciona plenamente com o compromisso dos entes do município”, entusiasmou-se o presidente da CCDH, deputado Jeferson Fernandes.

 

Entre as declarações gravadas, a juíza de Direito de Horizontina, Cátia Paula Saft,  relatou que graças ao estímulo da Caravana, os responsáveis pela rede de proteção local conseguem sentar-se juntos, discutir as demandas, organizar os encaminhamentos e propor soluções. “O que é importante é a conscientização que tivemos, de que precisamos uns dos outros, de que devemos ouvir o outro, de que cada um tem a contribuir na solução do problema e de que não podemos resolver as questões sozinhos”, lembrou a Juíza, destacando o trabalho conjunto dos integrantes da rede.

 

Segundo Ana Denise, depois da Caravana da Cidadania, representantes da Justiça, do Conselho Tutelar, da Delegacia de Polícia, do Programa Primeira Infância Melhor, do Conselho Regional de Assistência Social, do Conselho Regional de Serviço Social, do Sindicato dos Municipários, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal Anti Drogas, entre outros, reúnem-se uma vez por mês. “Conseguimos organizar melhor, por exemplo, o encaminhamento das denúncias que recebemos. Agora sabemos a quem encaminhar, de que forma fazer e o fazemos com mais agilidade, porque estamos lado a lado, discutindo caso a caso”, exemplificou.

 

Jeferson destacou a representatividade do evento, que contou com participantes de Santa Rosa, Cerro Largo, Horizontina e Três Passos. “Ver que as pessoas continuam engajadas nos municípios, a partir do pontapé inicial da Caravana; a dedicação desses profissionais, os relatos positivos, tudo isso nos deixa mais certos,  de que essa atividade é fundamental e que deve continuar com ainda mais força, em favor da articulação das redes municipais de proteção a crianças, mulheres e idosos. Estamos no caminho certo”, concluiu o deputado. Ao final do evento, houve o compromisso coletivo de se fazer um seminário de planejamento dos direitos humanos no final de 2014, e encaminhar esse planejamento nos municípios.


VOLTAR IR AO TOPO