Notícias

Nildo anuncia mudanças em Obras, Fazenda e no Departamento de Compras

Quarta-Feira, 21.05.2014 às 18h35- Redaçao Olinda- Paulo R Staziaki- DRT/RS 7485
HICKMANN

Prefeito também nomeou o vice Dionir Bianchi na Secretaria Geral de Governo evitando despesa de R$ 9 mil por mês com salário

 

De forma surpreendente o prefeito de Horizontina Nildo Hickmann anunciou no inicio da noite desta quarta-feira(21), que o vice-prefeito Dionir Bianchi(PSB) será o Secretário Geral de Governo. Segundo Nildo, a decisão de nomear Bianchi para a recém criada secretaria, está baseada na confiança que tem no seu vice-prefeito e na sua capacidade de gestão e liderança. “O Bianchi é da minha inteira confiança e é o mais preparado para o cargo”, declarou o prefeito. Por ser vice-prefeito, Bianchi não receberá o subsidio de secretário, com o que o município evita despesa de R$ 9 mil mensais.

 

Outro anuncio feito por Nildo é a troca no comando da Secretaria de Infraestrutura, Logística e Trânsito (Seinfra), até então sob o comando do PTB. Carlos Berwian(PMDB) que atualmente dirige a Secretaria da Fazenda assume o comando da pasta. Berwian já foi vice-prefeito e Secretário de Saúde, além de ter dirigido a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, antes de assumir a Fazenda em janeiro de 2013. Na Fazenda assume a servidora de carreira do quadro do município Ester Lowe, que já respondeu pela pasta em governos anteriores.

 

Haverá mudança também no Departamento de Compras, Licitações e Contratos. Neiva Klassen(sem vínculo partidário) assume a diretoria no lugar de Adalberto Albrecht(PTB). Ela é bacharel em direito e atuou por oito anos como servidora do quadro efetivo do município na secretaria da Fazenda. Os novos titulares assumem seus cargos ainda esta semana.

 

O prefeito disse que as mudanças reforçam o conceito de gestão que seu governo definiu como prioridade. –“Não há desentendimentos partidários, são ajustes normais que a administração executa após criteriosa avaliação, oferecendo respostas à altura do que a gestão pública requer”.

 

Todas as demais secretarias e departamentos estão passando por avaliações e novas mudanças não estão descartadas, porém sem sobressaltos, sem animosidades. Segundo o prefeito, muita coisa foi dita quando da aprovação da nova estrutura administrativa recentemente, vista por algumas pessoas como um suposto arranjo de cargos para acomodações político partidárias. A história mostrará que estava em jogo o efetivo controle de todas as ações que a sociedade espera de uma gestão municipal e nunca experimentou.

 

 –“Nunca anunciei nomes para este ou aquele cargo, um ou outro partido, teve quem falou demais, o que criamos é uma estrutura moderna e cada prefeito, estrategicamente, montará sua equipe, baseado em suas prioridades. O nosso compromisso foi oferecer essa condição, dotando o Governo Municipal de mecanismos a serem geridos por recursos humanos, que melhor preparados e melhor distribuídos, possam administrar com todas as possibilidades de acertos, o que pertence a comunidade de Horizontina”, disse.

 

Embora estejam sendo suprimidos um cargo de Secretário e outro de Diretor, pertencentes ao PTB, e contrariando especulações, a nova Secretaria Geral criada com salário diferenciado, ser ocupada pelo vice-prefeito e não pelos trabalhistas, Hickmann diz que não há problemas na aliança com o partido.

 

O presidente do PTB Eduardo Jorge Horst, discorda do mandatário e não esconde que a coligação com o PTB pode estar sendo rompida. Para Horst a decisão do prefeito é arbitrária e unilateral, desrespeitando acordo político construído através do resultado das eleições proporcionais.

 

Horst disse que o partido deve se reunir brevemente para avaliar a permanência na aliança. Segundo ele, o crescimento das secretarias administradas pelo PTB, mexeu com interesses dos demais partidos aliados, que teriam pressionado o prefeito a promover as mudanças anunciadas nas últimas horas. Não houve diálogo, houve arbitrariedade, aponta Nico, que não quis gravar entrevista.


VOLTAR IR AO TOPO