Notícias

Caso Bernardo: MP dá parecer favorável à prisão preventiva dos indiciados

Terça-Feira, 13.05.2014 às 15h39- Redação Olinda- Fonte MP/RS
16 DE MAIO-PROMOTORA DINAMARA MACIEL

O Ministério Público de Três Passos deu parecer favorável à Representação da Polícia Civil pela decretação da prisão preventiva de Leandro Boldrini, Graciele Ugulini e Edelvânia Wirganovicz, indiciados nesta terça-feira, 13, pelo homicídio e ocultação do cadáver do menino Bernardo Uglione Boldrini, ocorridos em 4 de abril deste ano.

 

Em seu parecer, a Promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira enumera três fundamentos para o parecer favorável à decretação da prisão preventiva dos três indiciados. O primeiro, que consta na Representação da Polícia Civil, é a garantia da ordem pública. “A ordem pública está abalada na Comarca, como nunca se viu ou teve notícia. A comoção é geral e várias pessoas se dizem capazes de atos de violência contra todos os suspeitos, caso esses sejam postos em liberdade”, destaca.

 

Além disso, o Ministério Público acrescenta dois outros fundamentos. Um deles é que a medida é importante para a conveniência da instrução criminal. “Algumas testemunhas inquiridas relataram o medo e o temor que tinham de sofrer represálias por parte do casal Leandro Boldrini e Graciele Ugulini. Ambos teriam referido, em alto e bom tom, que poderiam pagar assassinos contratados para dar cabo à vida de quem deles falasse mal, por exemplo”, salienta a Promotora.

 

O outro argumento é que a prisão preventiva é fundamental para assegurar a aplicação da lei penal. “Leandro Boldrini e Graciele Ugulini têm patrimônio, cultura e contatos suficientes para empreenderem fuga, especialmente por fronteiras terrestres livres na vizinha Argentina ou mesmo no Uruguai, caso sejam postos em liberdade, o que comprometeria a aplicação da lei penal. Desse modo, não são nem de longe suficientes à hipótese as medidas cautelares alternativas à prisão previstas no Código de Processo Penal, evidentemente”, ressalta Dinamárcia Maciel de Oliveira.

 

Nesta terça-feira, o Ministério Público recebeu a íntegra do inquérito policial entregue à Justiça de Três Passos referente ao assassinato de Bernardo Uglione Boldrini. O documento será analisado pela Promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira e a expectativa é que as conclusões do Ministério Público sejam apresentadas ainda nesta semana.


VOLTAR IR AO TOPO