Notícias

CRPO Fronteira Noroeste adota estratégias no policiamento de fronteira

Sexta-Feira, 25.04.2014 às 9h-Redação Olinda Fonte e Foto: Crpo FN
25 abril- Apreensoes PTR Fronteira II

Operação Trânsito Seguro

 

O CRPO/FNO neste primeiro semestre de 2014 está priorizando ações de prevenção e fiscalização no trânsito através da Operação Trânsito Seguro. A operação se caracteriza por ações de fiscalização e prevenção, envolvendo a Brigada Militar em parceria com demais órgãos com competência no trânsito, nas vias urbanas com maior fluxo de veículos e vias com maior índice de acidentalidade.

 

É desenvolvida nos 56 (cinquenta e seis) OPMs subordinados ao CRPO/FNO em atividades de polícia ostensiva com ênfase em ações conjuntas com demais órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e de Segurança Pública, a fim de garantir a segurança viária em locais apontados com índices elevados de acidentalidade nos municípios, visando à redução do número de acidentes com vítimas e promovendo campanhas de prevenção e educação para o trânsito.

 

Estas ações visam fortalecer a gestão da segurança do trânsito, um dos cinco pilares da Década de Ação pela Segurança no Trânsito aprovada pela ONU (1-Gestão da segurança do trânsito; 2-Infraestrutura mais segura e mobilidade; 3-Veículos mais seguros; 4- Usuários mais seguros e 5-Atendimento às vítimas).

 

Durante o mês de março a operação Trânsito Seguro empregou 349 Policiais Militares; identificou 3091pessoas; 1776 veículos fiscalizados e 09 recolhidos; 03 CNH apreendidas; 42 Auto de Infração de Trânsito expedidos; além de estabelecimentos fiscalizados e apreensões.

 

Operação Esforço Total

 

A operação Esforço Total é desenvolvida trimestralmente nos 56 municípios da área do CRPO/FNO envolvendo todo efetivo disponível nas frações, inclusive o efetivo que trabalha no expediente administrativo dos OPM.

 

O objetivo da operação é desencadear ações policiais na área de fronteira, nas diversas modalidades e processos de policiamento ostensivo, objetivando prevenir e coibir, principalmente: Furto/Roubo de veículos e/ou cargas; Tráfico ilegal de drogas e substâncias que causem dependência física ou psíquica; Tráfico ilegal de armas e munições; Tráfico de pessoas; Abigeato; Furtos de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; Transporte de cargas perigosas ou com risco de contaminação por qualquer meio; Agressões ao meio-ambiente; Contrabando/descaminho; Furto Qualificado/Roubo em residências na área rural e Orientação a turistas de outros países.

 

Na última operação realizada nos dias 27 e 28 de março, foram empregados 399 Policiais Militares; identificadas 5.780 pessoas; 2.795 veículos fiscalizados e 35 recolhidos; 18 CNH apreendidas; 193 Autos de Infração de Trânsito expedidos; 21 pessoas presas; além de apreensões de drogas e outros produtos ilegais e irregulares.

 

Operação Fronteira Segura

 

A operação Fronteira Segura é desenvolvida de forma permanente pelas Patrulhas de Fronteira do CRPO/FNO, principalmente nos municípios localizados na faixa de fronteira com a Argentina e divisa com o Estado de Santa Catarina, e em propriedades rurais da área do CRPO/FNO.

 

As Patrulhas de Fronteira foram criadas a partir do ano de 2008, com a finalidade de inibir a ocorrência dos crimes de abigeato, furto/roubo de maquinários, implementos e insumos agrícolas, cárcere privado, latrocínio, contrabando, descaminho e demais delitos correlatos.

 

Desta forma, o foco das ações das Patrulhas de Fronteira é direcionado aos crimes típicos da fronteira e da zona rural dos municípios localizados na faixa de fronteira. Esse direcionamento das ações tem por finalidade dar continuidade ao combate aos crimes transfronteiriços, alinhado com as políticas públicas para área de fronteira.

 

Os resultados da operação: Em 2012 as Patrulhas foram empregadas em 162 dias com 14 Policiais Militares em média divididos em 04 (quatro) patrulhas táticas móveis, e apreenderam um valor estimado de R$ 2.859.614,18 (Dois milhões oitocentos e cinquenta e nove mil e seiscentos e catorze reais) em drogas, armas, munições, veículos, produtos e mercadorias irregulares e ilícitas. Durante o ano de 2013 as Patrulhas foram empregadas em 230 dias com 16 Policiais Militares em média divididos em 04 (quatro) patrulhas táticas móveis, e apreenderam um valor estimado de R$ 5.299.355,59 (Cinco milhões duzentos e noventa e nove mil trezentos e cinquenta e cinco reais) em drogas, armas, munições, veículos, produtos e mercadorias irregulares e ilícitas.


VOLTAR IR AO TOPO