Notícias

Horizontina assina convênio Cidade Digital com Ministério de Ciência e Tecnologia

Quinta-Feira, 16.01.2014 às 12h45-Redaçao Olinda- Foto: Jonas Diogo Silva
17 janeiro-Cidade Digital 2

 

 Recurso da ordem de R$ 460 mil modernizará acesso aos serviços públicos

 

O Programa Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede.

 

Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. No ano passado, após passar por reformulações, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.

 

A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

 

Na última quarta-feira, o prefeito Nildo Hickmann assinou convênio que garante a liberação dos recursos mediante apresentação do projeto e definição das políticas de uso do programa no município o que demandará um grande trabalho, estima o Secretário de Planejamento Jonas Diogo Silva.


VOLTAR IR AO TOPO