Notícias

Ampliação da piscicultura Zappe permite mais renda a 130 famílias

Terça-Feira, 22.10.2013 às 07h40
Piscicultura Zappe

 

 

Região onde predominam os grãos, a bovinocultura de leite e a criação de suínos, o Noroeste gaúcho surpreende na diversificação das culturas. Próximo a Horizontina, um desbravador aposta na piscicultura. Longe de ser um trabalho individual, Gilberto Zappe dá sustentação a mais de 100 famílias de agricultores que também experimentam a criação de tilápias e tentam extrair dessa atividade uma renda a mais.

 

Idealizada há 12 anos, a empresa Natufish está prestes a dar um passo à frente: duplicar o número de funcionários e construir uma sede que comporte o salto no processamento de 1,2 mil quilos para 3 mil quilos de peixe por dia. Mas não são apenas os funcionários e a empresa que irão crescer.

 

O número de famílias parceiras vai para 130. Cada propriedade recebe 10 mil alevinos e treinamento. Em cinco meses, estão prontos para serem consumidos, uma vez que já atingiram cerca de 600 gramas, tamanho ideal para a comercialização, informa Zappe.

 

Em visita à empresa, na semana passada o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, pode comprovar o sucesso do negócio. Recepcionado com um banquete de filés à milanesa fritos, o secretário admitiu que a espécie é mais saborosa do que a traíra.

 

Mainardi se colocou à disposição e disse que, embora não seja a tradição do Estado, a atividade tem recebido atenção do governo, a partir da criação da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.


VOLTAR IR AO TOPO