Notícias

Polícia Civil terá núcleos na fronteira com a Argentina

Domingo, 06.10.2013 às 7h46
VIATURA POLICIA CIVIL

 

O combate à criminalidade na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, sobretudo contrabando e tráfico de armas e de drogas, receberá um importante reforço até o final deste ano.

 

 A Polícia Civil planeja estar com os núcleos de inteligência em operação até dezembro em pelo menos três municípios inseridos na Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Os núcleos estarão instalados junto às delegacias em Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Três Passos, podendo ser incluídos ainda Palmeira das Missões e Santo Ângelo.

 

Outros 7 municípios na Fronteira com o Uruguai também receberão o reforço, destaca o chefe de Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, que considera de extrema importância a Enafron, que possibilita investimentos em áreas como a operacional e a de inteligência, viabilizando assim a aquisição de equipamentos, sistemas de radiocomunicação e informática, além de capacitação.

 

Para atender à nova demanda, o acréscimo de efetivo é fundamental. O concurso que está em andamento prevê o ingresso de 700 novos policiais. A integração com outros órgãos, inclusive da esfera federal, é considerada positiva por Ranolfo Vieira Júnior.

 

Segundo o diretor da Divisão de Planejamento e Coordenação (Diplanco) da Polícia Civil, delegado Antonio Carlos Pacheco Padilha, os convênios firmados com a Senasp visam “implantar repressão qualificada na região de fronteira, incrementando as atividades de Polícia Judiciária com excelência e inteligência, por meio do reaparelhamento das DPs”. Ele diz que os convênios permitirão a compra de equipamentos de inteligência e investigação, como mais de 260 computadores, além de novos armamentos.

 

O delegado destaca a chegada de 40 viaturas, incluindo caminhonetes ostensivas Mitsubishi Triton L200, e veículos discretos. Um veículo scanner, de porte, também está programado.


VOLTAR IR AO TOPO