Notícias

Ameaçados por Garabi e Panambi mantém decisão de paralisar estudos

Quarta-Feira, 18.09.2013 às 11h
BARAGENS URUGUAI 2

 

 

Reunidos no último dia 12 de setembro, cerca de mil atingidos pela barragem de Garabi e Panambi, além representantes de igrejas, prefeitos e vereadores dos municípios da região, deputados e representantes da FETAG e da CUT, debateram o tema barragens do Rio Uruguai em Alecrim. As barragens de Panambi e Garabi estão previstas para a divisa entre o Brasil e a Argentina, com o barramento ocorrendo em Alecrim aqui na região Fronteira Noroeste e em Garruchos na região das Missões.

 

A reunião havia sido definida ainda durante as mobilizações realizadas no mês de agosto, quando os agricultores mobilizados exigiram que a empresa que está fazendo os estudos de viabilidade das barragens paralisasse os trabalhos. A principal argumentação foi de que a população queria ser ouvida e deveria receber informações antes que se iniciasse qualquer fase de trabalho na barragem.

 

Animados pelos resultados do Encontro Nacional do MAB, que aconteceu no início do mês em São Paulo, e pela decisão de intensificar as lutas contra as agressões que os atingidos vem sofrendo, os ameaçados pelos projetos de Garabi e Panambi decidiram manter a decisão de impedir que as empresas realizem os estudos na região.

 

Além disso, os ameaçados definiram que nos próximos dias o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) juntamente com as representantes das igrejas católica e luterana da região estarão acompanhando a empresa em reuniões a serem realizadas nos 19 municípios ameaçados,  a fim de que esta esclareça e ouça as demandas da população.

 

Ainda ficou estabelecido que no dia 4 de outubro haverá uma grande assembleia no município de Santa Rosa com presença do Senhor Valter Cardeal, representante da Eletrobrás, e dos Secretários de Estado, Marcelo Daneris e Ivar Pavan, que integram um grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


VOLTAR IR AO TOPO