Notícias

Vice-governador veio a Horizontina debater ações do trânsito do RS

Terça-Feira, 20.08.2013 às 22h
BETO EM HZ

 

         A 1ª Conferência Regional de Trânsito da região Fronteira Noroeste foi realizada na noite desta terça-feira(20) no Centro Cultural Belas Artes de Horizontina, com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul Beto Grill.

 

         A atividade reuniu secretários e diretores municipais de trânsito, prefeitos, CFCs, Brigada Militar, Procuradoria Geral de Justiça, Comudes, vereadores e educadores, para debater e interagir sobre as estatísticas do trânsito gaúcho, ações pela Paz no Trânsito e escolha de prioridades para a Conferência Estadual sobre Trânsito marcada para 5 de dezembro em Porto Alegre.

 

         Ações comunitárias desenvolvidas em Santa Rosa pela Fundação Municipal de Saúde e em Horizontina pelo programa Anjos do Trânsito foram apresentadas, além de duas palestras. A primeira delas “Ações da Década de Segurança no Trânsito”, proferida pelo Tenente Coronel Ordeli Savedra Gomes, Coordenador Técnico do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ligado ao gabinete do Vice-Governador e a outra “A sociedade e o trânsito, soluções através da cooperação”, proferida pela Psicóloga Martha Elisa Bubicz, do Instituto Zero Acidente.

 

         O vice-governador Beto Grill relatou a preocupação do governo quanto ao elevado número de mortes no trânsito, 1.157 nos primeiros 7 meses deste ano, além das vidas que ficam marcadas anualmente pelas sequelas dos acidentes, um grave problema de saúde pública.

 

         O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito é para que juntos, governo e sociedade, possam mudar comportamentos e conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre as consequências da violência no trânsito, disse Beto Grill. Conforme o vice-governador o grande desafio assumido em proposta da ONU- Organização das Nações Unidas é estabilizar e após reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

 

         No primeiro semestre deste ano observa-se com redução superior a 2% no comparativo com o mesmo período do ano passado, informou Beto. As mortes decorrentes do trânsito viário foram de 2.167 no ano de 2010, 2.025 em 2011 e 2.090 no ano passado. Os primeiros 7 meses deste ano de 2013(até 31 de julho) registraram 1.157 mortes no trânsito do Estado, em torno de 165 óbitos por mês. A realidade é trágica; diariamente são sepultados em torno de 6 gaúchos cujas mortes foram registradas no trânsito.

 

         Entre as medidas defendidas pelo governo estão o aumento do número de pontos de fiscalização eletrônica, ampliação do efetivo policial nas estradas e expansão do programa balada segura, que orienta através de blitz mais de 10 municípios do Estado, onde mais ocorriam acidentes. Nos pontos críticos de rodovias onde registra-se o maior número de mortes aos finais de semana e feriados, o efetivo policial está sendo reforçado.

 

         Em torno de 52% dos acidentes com morte neste ano ocorreram entre a sexta-feira(14%), sábado(20%) e domingo(18%). As motocicletas e os automóveis são maioria na estatística das mortes por acidentes. 52% das vítimas fatais ou são os condutores das motos ou dos automóveis. O restante é formado por passageiros e pedestres. 78% dos mortos no trânsito neste ano de 2013 foram homens e 22% mulheres.

         Dos que morreram até o final de julho, 307 dirigiam automóveis e outros 307 eram condutores de motos no momento do acidente,  241 eram pedestres, 199 passageiros de carro, 56 ciclistas(bicicletas), 35 caronas de moto e 5 carroceiros, além de outros 8 óbitos não enquadrados em nenhuma dessas situações.


VOLTAR IR AO TOPO