Notícias

Oncologia do Vida & Saúde: 18 mil atendimentos em 2021

Segunda-Feira, 07.02.2022 às 12h08
Finalizando o tratamento, seu Valter elogia o atendimento

 

 

O dia 04 de fevereiro, é lembrado como o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global apoiada pela Organização Mundial da Saúde e voltada para a conscientização e mobilização pelo controle do câncer. No Hospital Vida & Saúde, o setor de Oncologia recebe todos os dias, pacientes oncológicos de diversos municípios, que vem em busca de tratamento e apoio para enfrentar a doença.

 

Referência no atendimento oncológico, o Vida & Saúde recebe pacientes dos 22 municípios da região. Em 2021, foram mais de 18 mil atendimentos. É na oncologia, que o paciente realiza os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, além de realizar consultas médicas e contar com um constante acompanhamento de uma equipe multiprofissional que envolve enfermeiro, psicólogo, assistente social, dentista, nutricionista e farmacêutica.

 

Com uma média de 1.500 atendimentos mensais, a Oncologia percebeu o impacto da pandemia através dos pacientes: "A pandemia trouxe um impacto direto aos pacientes oncológicos. Notamos que em função disso, os casos estão chegando em estados mais avançados e mais graves, já que os pacientes se isolaram e acabaram por vezes não atendendo suas queixas", explica a enfermeira Kamila Lehr, coordenadora do setor.

 

Atualmente, cerca de 45% dos atendimentos são voltados ao câncer de mama – considerado o tumor com maior recorrência no setor. Contudo, o aumento de casos de pacientes com câncer de intestino tem chamado a atenção.

 

"Além de toda a estrutura e da qualificação da equipe da Oncologia, o Hospital Vida & Saúde oferece toda a tecnologia e eficiência do serviço de Diagnóstico, onde contamos com equipamentos de última geração e profissionais capacitados para prestar assistência com qualidade e segurança, mas principalmente, de uma forma humanizada e empática", destaca a diretora-geral Vanderli de Barros, que enfatiza ainda a importância de programas como o PRONON do Ministério da Saúde, que possibilita mais investimentos no setor.

 

Em tratamento com quimioterapia, o paciente Valter Schmidt, da cidade de Horizontina, confirma a qualidade do atendimento. Após cirurgia e algumas sessões de quimioterapia e radioterapia, seu Valter está finalizando o tratamento no Hospital. "A equipe é muito atenciosa e preocupada com o bem-estar do paciente", destacou seu Valter, enquanto agradecia o tratamento da enfermagem.

 


VOLTAR IR AO TOPO