Notícias

REALIZADA EM HORIZONTINA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Quinta-Feira, 02.09.2021 às 08h42min
WhatsApp Image 2021-09-01 at 17.31.41

O Centro de Cultura e Belas Artes Ulrico Louveira Ambros, foi sede na noite desta terça-feira, dia 31 de agosto, da IV Conferência Municipal de Cultura do município de Horizontina.


A Conferência de Cultura deste ano refletiu a temática “Como fazer cultura em tempos de pandemia”, com a presença de Ruben Francisco de Oliveira, Coordenador do Sistema Estadual de Cultura como palestrante, e objetivou fortalecer a Cultura, valorizando todas as manifestações artísticas, deliberou para o fomento das ações propostas no Sistema Municipal de Cultura (SMCULT), mobilizando os segmentos culturais da cidade, proporcionando-lhes informação e auxílio para sua organização, viabilizando a efetiva participação prevista no Sistema Municipal de Cultura e realizando a escolha do novo colegiado do Conselho Municipal de Cultura.


Compõem o Colegiado do Conselho Municipal de Cultura as seguintes setoriais: Cultura Popular, Artes Visuais, Dança, Patrimônio Material e Imaterial, Teatro, Artesanato, Música e Literatura. O novo Colegiado estará a frente do CMC até Agosto de 2023.


Na solenidade de instalação da Conferência esteve ao protocolo a presidente do CMC 2019/2021 professora Taís Catiulsea, sendo a mesa oficial composta pelo palestrante da noite Rubinho de Oliveira, Eduardo Maron – Secretário Municipal de Esporte Cultura Juventude e Lazer, Dione Nascimento – Diretora Municipal de Cultura e o representante do Prefeito Municipal Marcelo Engel – Secretário Geral de Governo.


Membro do CMC e professor de música, Eder Rodrigo tocou o Hino Nacional em versão glockenspiel (sons de sinos – em alemão) em formato virtual. Éder Rodrigo, realizou ainda uma intervenção cultural, presencial, com duas apresentações, em pandeiro e berimbau, colocando as possibilidades deste momento que possibilita as intervenções em presença e ao mesmo tempo o virtual.


Após ocorreu pronunciamento das autoridades, e antes da palestra de Rubens de Oliveira, ocorreu pronunciamento de Taís Catiulsea, que deixava a função de presidente, relatando ações e fazendo agradecimentos aos demais conselheiros, que tornaram o CMC local um dos mais atuantes do RS.


O novo colegiado escolhido no evento está composto pelos seguintes representantes;


-Indicação da Cultura Popular: Isaias Steffanello titular e Sandra Stein suplente;
-Artes Visuais: titular Gisele Klinger e Romilda Seidel suplente;
-Da Dança: titular Maria Stoll Lautenschleger, com suplente Diogo Rincowsky;
-Do Patrimônio Material e Imaterial: titular Rodrigo Hendges e suplente Cleiton Nisciur;
-Do Teatro: titular Francis Vidal Cézar e suplente Elói Hanauer, (Peão);
-Da Música: titular Laerte Massirer e Valmir Bender (Andorinha) suplente;
-Literatura: titular Cassiano Telles e Jorge Rodrigues suplente;
-Do Artesanato: titular João Pedro de Mello com suplente ainda a ser indicado pelos artesãos locais.


VOLTAR IR AO TOPO