Notícias

Coopervino recebe recursos para agroindústria de vinhos e sucos

Terça-Feira, 23.07.2013 às 09h
19 de julho- coopervino tuc

 

 

A Cooperativa de Vinho Fronteira Noroeste e Economia Solidária (Coopervino) foi contemplada no último dia 15 de julho em ato junto a sede da Associação Comercial e Industrial de Tucunduva (Acisat) com a liberação de, aproximadamente, R$ 140 mil para a aquisição de equipamentos que devem integrar a agroindústria de sucos e vinhos, em fase de implantação pela Coopervino.

 

Os recursos foram liberados via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com rebate de 80%. O coordenador estadual de Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ricardo Fritsch, destacou a importância da transformação da matéria-prima para agregar valor ao produto final, neste caso, a uva produzida pelos agricultores da Região Fronteira Noroeste. Segundo ele, o Departamento de Agroindústria poderá apoiar na formulação do rótulo e no registro dos produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

O presidente da Coopervino, Dejalma Turra, comemora a possibilidade de agregar renda à cooperativa. “É uma caminhada que teve início em 2007, com a organização do grupo, visItas às propriedades e busca de uma estrutura para a cooperativa. Atualmente a Coopervino conta com 35 associados, sendo que a maior parte deve fornecer matéria-prima para agroindústria”, destacou Turra.

 

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Jonas da Silveira “a Instituição apoiou a Coopervino na assistência técnica aos produtores e também na elaboração deste projeto”. Para o gerente da Emater/RS-Ascar , na região administrativa de Santa Rosa, Amauri Coracini, neste momento de reestruturação da extensão rural no Estado, “a Emater presta o apoio necessário e auxiliar a promover ações que melhorem a qualidade de vida dos agricultores familiares de Tucunduva e região”.

 

A expectativa é que nos próximos meses sejam liberados recursos para a construção do prédio da agroindústria. A meta é que a produção de sucos e vinhos inicie em 2014. Os recursos foram priorizados na Consulta Popular.


VOLTAR IR AO TOPO