Notícias

EDUCADORES FÍSICOS COORDENAM MODALIDADE ESPORTIVA DO CÂMBIO EM HORIZONTINA

Segunda-Feira, 16.08.2021 às 15h04min
cambio 3

O Jogo de Câmbio é um jogo adaptado do voleibol, mas que conta com um número maior de jogadores, sendo tais jogadores divididos em duas categorias: máster (para pessoas entre 50 e 60 anos) e sênior (para aquelas com mais de 60 anos). É um esporte adaptado para a pessoa idosa, mantendo a proposta de ludicidade, participação e integração, tendo como princípios norteadores a democracia, a solidariedade e a inclusão.


Em Horizontina essa modalidade vinha sendo implementada antes da pandemia, quando teve de ser suspensa, mas está sendo retomada diante do avanço da vacinação, e a redução do contágio por corona vírus.


Os educadores físicos do município Carine Picinin, Andréia Fritz e Marcelo Bernardino do Nascimento, trabalham na atividade e que envolve na coordenação três secretarias municipais: Educação, Saúde e a de Esporte Cultura e Lazer.  Os munícipes que integram a modalidade aprovaram o jogo e estão contentes com a retomada, destacam os educadores.


JOGO DE CÂMBIO – SAIBA MAIS


O Jogo de Câmbio possui um sistema de rotação das posições em quadra diferenciado do voleibol e, para praticar esta modalidade esportiva, é necessário uma bola, rede e quadra de vôlei. As equipes são compostas por nove jogadores em cada time, sendo que, em jogos oficiais, se os times forem mistos, devem ser compostos por três homens e seis mulheres.


Uma partida tem a duração de quinze minutos ou até que uma das equipes complete quinze pontos, o que ocorrer primeiro. Caso a partida esteja empatada ao final, é acrescido um tempo de um minuto, e, caso persista o empate, a equipe que marcar o ponto primeiro vencerá a partida. O jogador não deve deixar cair a bola no chão e após agarrá-la na posição certa, deve jogar ao outro lado da linha.

 

 

 

 

RELEASE 299 – 13 DE AGOSTO DE 2021 – GESTÃO 2021/2024 – Assessoria de Imprensa – Paulo R. Staziaki. WhatsApp 9-9937-7884 imprensa@horizontina.rs.gov.br


VOLTAR IR AO TOPO