Notícias

Dia C do Cooperativismo: Cresol mobiliza-se em prol das comunidades

Terça-Feira, 13.07.2021 às 10h22min
Cresol Santo Cristo_2

 
Ação arrecadou mais de 23 toneladas de alimentos e produtos


O primeiro sábado de julho, comemorado neste ano no dia 03, é um marco para todas as cooperativas ao redor do mundo. Sejam cooperativas de crédito, de agropecuária, consumo, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, ou ainda de transporte, todas celebram o Dia Internacional do Cooperativismo, bem como a sua contribuição econômica e social para as nações. Conhecido como Dia C, a data foi celebrada com diversas ações sociais voltadas às comunidades e ao enfrentamento da Covid-19, sendo que neste ano a temática foi "Reconstruir melhor juntos".

No Sistema Cresol Sicoper as ações estão sendo realizadas durante o mês de julho, sendo feitas com maior ênfase na semana da data comemorativa. A maioria das Cooperativas Singulares participantes engajou-se com a arrecadação e doação de alimentos não perecíveis para entidades, instituições assistenciais e pessoas carentes. Mas também, foram arrecadados e doados produtos de higiene, limpeza e Equipamento de Proteção Individual (EPI's), mudas nativas, ecobags e lixo car, cadeiras para Hospital, cobertores, brinquedos e foi feito trabalho em escola para disseminação do cooperativismo. Cerca de 1.000 voluntários Cresol engajaram-se na causa que arrecadou mais de 23 toneladas de alimentos e materiais, que beneficiarão diretamente mais de 7.100 pessoas.

Conforme descreve a Gerente Institucional da Central Cresol Sicoper, Sandreia Camila Dorr, o interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo, que, dentre outros fatores, nos diferencia dos demais modelos de negócio. "Este ano, o Dia C passou a ser discutido enquanto ação estratégica sistêmica da Central Sicoper, debatida e consolidada no Comitê de Comunicação e MKT, vinculado ao Projeto Estratégia Conectada, onde a Cresol, mais uma vez, mostrou seu compromisso com os valores cooperativos e éticos da solidariedade e responsabilidade social", pondera Sandreia.

A Gerente destaca que o engajamento de todos com as ações propostas proporcionou o atingimento de resultados significativos, que beneficiarão famílias carentes. "Sinto muito orgulho em fazer parte desta causa e ver como ações simples são essenciais a inúmeras pessoas, especialmente em um momento onde a resiliência e solidariedade são imprescindíveis para o enfrentamento e superação dos impactos da pandemia", finaliza Dorr.

Sobre o Cooperativismo


O cooperativismo é tão relevante e vem crescendo de forma substancial que, conforme dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, no mundo são mais de 1,2 bilhão de cooperados, 250 milhões de colaboradores e 3 milhões de cooperativas. Além disso, o anuário destaca que, no cenário mundial, mais de 10% das 300 maiores cooperativas do mundo são do ramo agropecuário, as cooperativas de seguros cresceram 39% nos últimos 10 anos, e as cooperativas de crédito representam 9,55% do mercado financeiro mundial.


Já no cenário brasileiro, o anuário pondera que, em 2019, eram 5.314 cooperativas – sendo 827 de crédito –, 15,5 milhões de cooperados – sendo 10.786.317 de crédito –, e ainda 427.576 empregados, dos quais 71.740 são do ramo crédito. Outro dado relevante apontado pelo anuário é que, de cada 10 brasileiros, 4 conhecem o cooperativismo. Muito mais que um sistema econômico e social, o cooperativismo baseia-se na cooperação entre pessoas para mudar a sociedade e o mundo e, por isso, cresce e se consolida a cada dia como uma alternativa sólida e segura para crescimento pessoal e coletivo.

________________________
Comunicação | Central Cresol Sicoper

Informativo
Gerência Institucional
Diretoria Executiva

+ 55 54 3210.2300
Rua Dr. Bozano, 272 - Bairro Vila Petrópolis | Passo Fundo - RS
cresolsicoper.com.br


VOLTAR IR AO TOPO