Notícias

GOVERNO E SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DIALOGAM SOBRE POLÍTICA SALARIAL 2021

Terça-Feira, 30.03.2021 às 14h54min
MUNICIPARIO 2

O Prefeito Municipal Jones Cunha e a direção do Sindicato dos Municipários de Horizontina – SMH,  estiveram reunidos na semana passada, dialogando sobre a reposição salarial de 2021, cuja data base expira no mês de Março, e a concessão revisional encontra-se vedada pela Lei Complementar 173/2020, onde ficam proibidas tais revisões, impossibilitadas diante do pacto dos ente federados ao cumprimento orçamentário para auxiliar a União no Enfrentamento da Pandemia do Corona Vírus.


O Presidente Lauri Vilmar Neuhaus e os integrantes da direção Helonara Dürks e Glauber Stein, fizeram suas justificativas, especialmente diante das perdas do poder de compra dos atuais vencimentos, todas consideradas e reconhecidas como justas pelo Governo Municipal.

Sabe-se que municípios da região que concederam a revisão recentemente, estão sendo orientados pelos órgãos de controle a promover a revogação das leis, sob pena de incorrer em ato de improbidade.


O assessor jurídico do município Vinicíus Wickrowski e o Secretário Geral de Governo Marcelo Engel, presentes a audiência, igualmente pontuaram ao lado do mandatário Jones Cunha, a importância de reconhecer o valoroso quadro de servidores municipais com a melhoria salarial, no entanto o momento possui, inclusive, posicionamento do Supremo Tribunal Federal pelo cumprimento da LC 173.


 Pondera no entanto, a assessoria jurídica do município, que há muitas ADINs – Ações Diretas de Inconstitucionalidade referentes a essa matéria em apreciação no STF, e que havendo decisões passíveis de alterar o atual cenário, nada impede que a entidade que representa os servidores e o município, voltem a dialogar, e amparada na legalidade a reposição volte a ser discutida nos meses seguintes.


O Poder Executivo, também oficiou ao Poder Legislativo, sobre a vedação da LC 173 para a concessão revisional aos servidores municipais.  


VOLTAR IR AO TOPO