Notícias

Produtores de Santo Cristo investem em secagem e armazenagem de grãos

Quinta-Feira, 25.03.2021 às 08h54min
silo4

Oportunidade interessante para maior autonomia dos agricultores, o investimento em secagem e armazenagem de grãos na propriedade é uma estratégia que tem sido adotada crescentemente na região de Santa Rosa. Os projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar buscam contemplar a necessidade e a realidade de cada propriedade, desde pequenas unidades (com baixo custo) até estruturas completas, automatizadas. No município de Santo Cristo já foram elaborados 10 projetos de silos secadores e armazenadores de alvenaria com capacidade de armazenar 10.700 sacas, o que corresponde, segundo o extensionista Vanderlei Neuhaus, à produção de aproximadamente 82 hectares de milho, que está sendo estocada nas propriedades.

 

Um dos projetos que está em etapa de execução é na propriedade de Leuri Lermenn, na Linha Torta, interior de Santo Cristo. A previsão é que o silo com capacidade para armazenar 600 sacas esteja pronto em abril, sendo que a mão-de-obra é do próprio produtor, neste caso. O silo será usado para a secagem e armazenagem de grãos como milho, aveia e trigo, que serão destinados para o consumo dos animais da propriedade. A estrutura é financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com juros de 2,75% ao ano.

 

O extensionista da Emater/RS-Ascar Vanderlei Neuhaus avalia que a demanda por informações e elaboração dos projetos tem sido crescente, diante de vantagens como menor custo de secagem e transporte, bem como maior autonomia nas decisões. “O produtor tem certeza que o produto que foi colhido fica dentro da propriedade e não depende de fatores externos para a retirada nos armazéns, além de ser o proprietário do produto a ser consumido. O silo na propriedade também é importante aliado para a manutenção da qualidade da produção”, reitera Neuhaus.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS


VOLTAR IR AO TOPO