Notícias

Mulheres de Porto Mauá falam sobre sistemas produtivos e qualidade de vida em encontro virtual

Quarta-Feira, 10.03.2021 às 15h21min
live3

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, não foi possível reunir-se pessoalmente, contudo, mais de 130 mulheres de Porto Mauá encontraram-se virtualmente em live promovida pela Emater/RS-Ascar. Foram discutidas a multiplicidade de ações, papeis e contribuições da mulher na vida da família e da comunidade, com ênfase no trabalho nos diferentes sistemas produtivos das propriedades rurais. Outra ação, realizada no período da tarde em parceria com a administração municipal, homenageou às mulheres que constroem a identidade da comunidade de Porto Mauá.

 

Diva Dall Alba, da localidade de Campo Alegre, destacou a forma como ela e sua família se envolvem com a atividade leiteira, abordando aspectos de como buscam promover a sucessão familiar rural, através de seu filho Thanarl, com investimentos e melhorias constantes na propriedade.

 

A produção de laranjas, com inferências à qualidade de vida e à geração de renda, foi tema do relato da produtora Cirlei Dawies, de Itajubá. Ela destacou peculiaridades do trabalho com os citrus, o manejo com caldas, a satisfação do trabalho em meio às flores de laranjeira e seu perfume e enfatizou aspectos da gestão da propriedade.

 

Já Fernanda Dallabona, da Barra do Santo Cristo, falou sobre o significado do artesanato em sua vida, destacando a importância do associativismo, sendo que integra a Casa do Artesanato. Também destacou aspectos da atividade leiteira desenvolvida na propriedade, destacando também a importância da família.

 

Motivação, enfrentamento de desafios no contexto da pandemia da Covid-19 e autocuidado também foram abordados pelas mulheres no bate-papo, mediado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Leni Froelich. O extensionista Germano Buttow saudou as mulheres pela participação, destacando a força da mulher e o seu papel fundamental nas propriedades e locais em que atua.

 

Já a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto reiterou a versatilidade nas ações do dia-a-dia, a capacidade e a atuação da mulher em múltiplos espaços, assumindo protagonismo, destacando a importância de ser feliz e de ter presente o significado de suas ações.

 

Ao longo do dia mulheres de Porto Mauá também foram homenageadas com um drive-thru com distribuição de rosas e mensagens, iniciativa da Emater/RS-Ascar, com apoio da administração municipal. Para a realização da ação foram seguidos os protocolos sanitários, entre eles o distanciamento mínimo entre os participantes, uso de álcool em gel, luvas e de máscaras.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Deise A. Froelich

dfroelich@emater.tche.br

(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS


VOLTAR IR AO TOPO