Notícias

CORONA VÍRUS - Alto Risco em todo o RS

Sábado, 20.02.2021 às 5h30
20 feverereiro mapa rs covid

A Famurs emitiu na noite desta sexta-feira (19.02) um alerta máximo para os 497 prefeituras gaúchas do alto risco que a população corre com a piora dos indicadores de internações e propagação de coronavírus.

 

Na próxima segunda-feira, o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, e os Presidentes das 27 Associações Regionais farão uma reunião on-line com o Governador Eduardo Leite para a definição de novos protocolos nos 497 municípios do RS. Conforme o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, este é o pior momento da pandemia. “Sem dúvida, é o momento mais preocupante da pandemia aqui no RS. Temos uma grave piora nos índices de internação e a nossa população gaúcha corre risco”, destaca o Presidente da Famurs, Maneco Hassen.

 

Durante a reunião com o Governo do RS também será definido se o sistema de cogestão será suspenso – medida já adotada em dezembro, na mais recente alta.  Em razão do rápido avanço de hospitalizações, o governo adiantou medidas de restrição, que passarão a valer já neste sábado até o dia 1º de março. Entre 22h e 5h estará proibida a realização de atividades em geral em todo o Estado, independente da classificação da bandeira. O decreto com os detalhes será publicado neste sábado, no Diário Oficial. Eduardo Leite frisou, contudo, que não se trata de um toque de recolher.

 

As regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara foram classificadas em bandeira preta. 

 

Bagé, Ijuí, Pelotas, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Guaíba, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana ficaram na bandeira vermelha. 

 

Em função do agravamento da pandemia da Covid-19, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recomendou, nesta sexta-feira, a suspensão do retorno às aulas - previsto para a próxima segunda-feira - em regiões classificadas na bandeira preta (risco altíssimo) no mapa de Distanciamento Controlado. De acordo com o chefe do Executivo, as escolas podem funcionar em regime de plantão, mas as atividades devem ocorrer de maneira remota. A decisão vale para instituições públicas e particulares. 

 

"Em função da bandeira preta, estamos recomendando para todas essas regiões que não retomem as aulas na próxima segunda-feira. É um quadro bastante crítico, prezamos a educação e defendemos a volta das aulas, mas nessa situação crítica, especialmente nas regiões em bandeira preta, recomendamos que as aulas sejam suspensas", explicou. 

 

O Rio Grande do Sul está em alerta máximo. Com a piora dos indicadores de internações e propagação de coronavírus, o mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (19/2), apresentou recorde de bandeiras pretas, que indicam altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus.

 

Onze das 21 regiões foram previamente classificadas com o nível mais alto previsto no sistema de enfrentamento à pandemia, o que representa 68,4% da população gaúcha – mais de dois terços.

Até então, o RS só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta.

 

As regiões em bandeira preta nesta 42ª semana são Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. As outras 10 regiões foram classificadas em bandeira vermelha, que indica alto risco epidemiológico.

 

Veja a classificação prévia da 42ª rodada em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

 

Por conta da subnotificação já esperada por parte dos hospitais em períodos de feriado prolongado, como o Carnaval, o Gabinete de Crise optou por utilizar os mesmos dados de hospitalizações registradas na semana passada.

 

Na rodada anterior, foram registradas 1.030 hospitalizações ante 851 desta semana, número que não condiz com o cenário dos últimos dias. Esse dado, somado aos demais indicadores atualizados, resultou em grande parte das regiões em bandeira preta.

 

As exceções foram Taquara e Erechim, que, com o número de internações da semana passada, ficariam classificadas em bandeira vermelha. Como houve aumento de registros nesta semana nestas duas regiões, elevando a nota das regiões para o nível da preta, o governo optou por usar os dados desta rodada.

 

Em Ijuí e Santa Cruz do Sul também houve aumento de registros de internações na rodada atual. Ijuí ficaria em vermelha nos dois cenários e Santa Cruz do Sul, na bandeira preta. Portanto, foram usados os dados mais atuais. Ou seja, nas regiões que apresentaram aumento dos registros de hospitalizações confirmadas nas duas últimas semanas, se utilizou o período atual. Nas regiões que apresentaram redução dos registros devido a possíveis subnotificações, se repetiu a mensuração da semana anterior.

 


VOLTAR IR AO TOPO