Notícias

PREFEITURA DARÁ NOVO FORMATO AO PROGRAMA DE INCLUSÃO CIDADE LIMPA

Quinta-Feira, 18.02.2021 às 08h40min
cidade limpa cadastro

Mais que um programa que leva através do trabalho em frentes de limpeza de espaços públicos a comida a quem pouco tem, o Programa Municipal de Inclusão Cidade Limpa, um dos primeiros projetos de inclusão social do RS, gestado na administração de 1997/2000, do prefeito Eduardo Jorge Horst, cumprirá a partir deste ano um novo formato.

       As frentes de serviços seguem mantidas, porém com ajustes de coordenação e controle social visando seu melhor resultado e através de um recadastramento fazer um diagnóstico dos participantes, trabalhar com eles cursos de qualificação, volta aos estudos, alfabetização, programas de atenção à saúde, palestras e ações educativas voltadas as suas aptidões. Com isso diminuir a dependência dos núcleos familiares do referido programa, oportunizando encaminhamento de seus integrantes para vagas de emprego existentes. Também o incentivo do poder público visando o incremento de uma cooperativa de trabalhadores, já existente no município junto a área de materiais recicláveis, para absorver outras demandas de mão de obra especialmente para mulheres prestadoras de serviço em faxina e organização de ambientes.

       Um encontro com os integrantes já foi realizado e novas reuniões,  palestras e encontros serão realizados com frequência, visando alcançar os objetivos, que são, a inclusão não pelo meio paternalista, a ampliação da cidadania, o resgate da auto-estima e dos valores de viver em comunidade.

       Os integrantes do programa Cidade Limpa serão antes de outros locais, envolvidos nas frentes de serviços para melhorias do próprio bairro ondem moram. Assim as ações vão sendo notadas e o comprometimento com a conservação e organização dos espaços públicos passa a ser um compromisso diário.

Do encontro participou a Diretora Municipal de Empregos do município e nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Secretária Ana Denise Strapassom e a Coordenadora Adjunta Rosane dos Santos.  

 


VOLTAR IR AO TOPO