Notícias

Município cria comitê orientador da Logística Reversa

Quarta-Feira, 03.07.2013 às 06h
logistica

 

 

A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais após sua venda e consumo, às suas origens, (indústria).

 

 Dentro do contexto econômico, ambiental e social, essa nova ferramenta vem contribuir de forma significativa para o reaproveitamento de produtos e materiais após seu uso, amenizando prejuízos causados ao meio-ambiente, em razão do grande volume de bens fabricados pelos complexos produtivos, evitando que os resíduos após o uso, terminem em aterros.

 

Diante da importância do tema e a necessidade de adequação dos municípios a Política Nacional de Gerenciamento dos Resíduos Solídos-PNRS, criada em 2010,  o município de Horizontina realizou uma Chamada Pública na noite de terça-feira(02), reunindo empresários dos mais diversos setores além de lideranças da comunidade.

 

Alguns produtos já cumprem a obrigatoriedade de retorno ao fabricante, como as embalagens vazias de agrotóxicos, pilhas e baterias, óleos lubrificantes e suas embalagens, lâmpadas fluorescentes de sódio e mercúrio, eletroeletrônicos e pneus.

 

No andamento do processo outros produtos podem entrar nesse processo de logística reversa, explica o Engenheiro Ambiental Lucas Simm, do Departamento Municipal do Meio Ambiente do município. O encontro apresentou todo o processo compreendido por logística reversa e escolheu os integrantes do Comitê Orientador Municipal.

 

O município está atualmente em estágio mais avançado que a grande maioria dos municípios do RS. Empresas estão instaladas no município atuando no gerenciamento e servindo como destino final de madeiras, RCDs, e outras como intermediadoras do destino de embalagens de papel, vidro, latas e outros.

 

O município também já tem a coleta seletiva do lixo doméstico e empresa especializada na logística reversa de resíduos industriais. As melhorias que desafiam o comitê gestor ainda são a maior conscientização do cidadão/gerador, e o avanço a ser buscado na área das lâmpadas e eletroeletrônicos.


VOLTAR IR AO TOPO