Notícias

Prefeitura e ABOCH assinam termo para administração do Hospital

Domingo, 05.07.2020 às 19h15
04

A Prefeitura de Horizontina e a Associação Beneficente Oswaldo Cruz celebraram na manhã desta sexta-feira, dia 03 de julho,  importante Termo Aditivo de Cessão de Uso da estrutura predial do Hospital Oswaldo Cruz de propriedade do município, para fins da prestação de todos os serviços hospitalares.

 

Antes do ato de assinatura ocorreu descerramento de uma placa de identificação deste espaço público, reunindo o prefeito Antônio Lajús, vice-prefeito Jones Cunha, Presidente da ABOCH Bruno Tolfo, Vereadora Zuleica Wehner – que no ato representou o Poder Legislativo, o administrador do hospital Paulo Strasser, a Secretária de Saúde Alana Klaesener Cutler, demais secretários de governo como Marcelo Enguel, Gilmar Quintiliano e líder comunitário Luís Carlos Stein, que coordena de forma voluntária as ações comunitárias pelo fortalecimento da entidade, que entre outras ações constrói a partir de doações um moderno Centro Cirúrgico.

 

O presidente Tolfo e o Prefeito Lajús falaram no ato, sobre a caminhada desafiadora pela construção do processo de filantropia e que culminou na compra do hospital e a sua administração pela sociedade civil organizada. “São muitos os desafios que ainda temos pela frente, mas vemos o poder público comprometido, nossa comunidade disposta a nos ajudar e um grupo de colaboradores que tem o compromisso de zelar pela vida das pessoas 24 horas por dia, se temos erros, também temos acertos, e queremos seguir sempre fortes e comprometidos com a vida”, disse Bruno Tolfo.

 

O Prefeito Antônio Lajús disse que diante desse hospital também estava a sua história de vida, sempre voltada ao trabalho profissional em prol da saúde. “Quis o destino que após quase 50 anos de dedicação exclusiva aos serviços complementares de um hospital, fosse me dada pela comunidade a honra de dirigi-la e poder tomar a decisão de manter aqui, primeiro, o hospital aberto e depois construir junto com todos um hospital forte, que é o que se está fazendo”.

 

O prefeito parabenizou a todos os envolvidos no projeto de aquisição, especialmente a comissão responsável pelas avaliações que envolveu os profissionais da área imobiliária, clubes de serviços, instituições, empresas, sua equipe de governo, o Poder Legislativo pelo envolvimento na tramitação legal e no aporte financeiro, e as demais entidades, especialmente cidadãos e cidadãs que voluntariamente fazem doações diárias e ações de voluntariado em favor do hospital, e que merecem ser reconhecidos, destacou.

 

O hospital Oswaldo Cruz teve sua área predial e física adquirida pela Prefeitura no ano de 2019 pelo montante de R$ 4,6 milhões com prazo de 4 anos para sua quitação. Ao completar o primeiro ano da efetivação da compra o município pagou o equivalente a 33% do valor total, R$ 1.600.000,00.

O ato desta sexta-feira foi rápido, em local aberto e sem a presença de público em razão das regras do distanciamento social.

 

FONTE: Imprensa Prefeitura Horizontina


VOLTAR IR AO TOPO