Notícias

Tuparendi faz mobilização contrária as regras do Contran para tratores

Segunda-Feira, 01.07.2013 às 15h
ITALICO CIELO

 

 

 

         Diante das determinações do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, que estabelecem uma série de adaptações nas máquinas agrícolas, o sindicato dos trabalhadores rurais de Tuparendi e com extensão de base em Porto Mauá, estará realizando uma mobilização.

 

         Conforme nota divulgada pelo presidente da entidade Itálico Cielo, o sindicato compartilha da preocupação com a segurança das pessoas que se utilizam de vias públicas e entende que todas as máquinas agrícolas devem estar equipadas com dispositivos de segurança. Entretanto, a realidade da agricultura familiar da região é caracterizada por um grande número de tratores e colheitadeiras com mais de 20 ou 30 anos de uso, chegando até a 40 anos. A adaptação determinada nas normativas se torna inviável diante do investimento necessário, em que os proprietários destas máquinas não possuem condições financeiras para custear tais despesas, além do que tais máquinas não foram projetadas para receber muitos destes dispositivos.

 

A entidade também partilha com toda a sociedade o momento de reflexão e mobilização que está ocorrendo em todo o país. A situação nacional, com a corrupção escancarada, impunidade, má gestão de recursos públicos, o que acarreta em serviços públicos de péssima qualidade, com atendimentos desumanos na área da saúde, falta de segurança pública, má condições das estradas, para citar alguns.

 

Além disto, a reforma política que está proposta, com financiamento de campanhas políticas com recursos públicos, é fato que aumenta a preocupação. Entende-se que os recursos públicos, resultado da alta carga tributária paga pelos trabalhadores brasileiros devem retornar com a prestação de serviços de qualidade e não serem gastos com campanhas políticas.

 

Diante de todas estas considerações, o Sindicato informa que estará realizando uma grande mobilização no dia 4 de julho em Tuparendi. Na parte da manhã uma grande concentração de máquinas agrícolas e na parte da tarde uma grande manifestação pública, em que está convidada toda a população regional. O objetivo é mostrar para a sociedade em geral e para os governantes que as determinações do CONTRAN são impraticáveis para os agricultores familiares da região e manifestar o descontentamento com toda a situação econômica, política e social que ocorre atualmente no país. A programação prevê:

-6h-Concentração de máquinas em frente à sede do Sindicato,

-13h 30-Manifestação popular próximo à sede do Sindicato e fazendo uma caminhada pela cidade.

-Após a caminhada: Grande “tratoraço” com a condução destas máquinas na cidade e em parte das RSs 305 e 344.

 

SAIBA MAIS

Novas Regras: faróis dianteiros, de luz branca ou amarela; lanternas de posição traseiras de cor vermelha; lanternas de freio, de cor vermelha; lanterna de marcha à ré, de cor branca; alerta sonoro de marcha à ré; indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros; iluminação de placa traseira; faixas retrorrefletivas; pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, dispositivo destinado ao controle de ruído do motor; espelhos retrovisores; cinto de segurança; buzina; velocímetro; registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo para veículos que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.


VOLTAR IR AO TOPO