Notícias

Professores do CFJL e FAHOR defendem ensino por meio de projetos

Terça-Feira, 24.09.2019 às 12h
27 setembro- professores cfjl fahor

A professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do CFJL, mestranda em Ensino Científico e Tecnológico, Elisiana Tischler Noedel e o engenheiro mecânico, Mestre em Ensino Científico e Tecnológico e professor da FAHOR, Francisco Antônio Kraemer, publicaram artigo na coleção “Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: diálogos multidisciplinares”, organizado pelo professor Tarcisio Dorn de Oliveira, da Editora CRV, pela Unijuí.

O artigo denominado “Teoria do Currículo e o ensino por meio de projetos: uma reflexão necessária/educativa/pedagógica” faz uma abordagem sobre a possibilidade de ensinar e aprender por meio da metodologia de projetos, tendo em vista a necessidade de inovar também em processos de aprendizagem, nas atividades de sala de aula, já que o professor é compreendido como um mediador, sendo desafiado a contribuir com eficiência na formação dos alunos.

Para a autora e professora Elisiana, a metodologia de projetos é uma ferramenta que está relacionada ao uso das novas tecnologias e devem ser utilizadas de maneiras diversificadas na sala de aula. “Esse debate e depois, o artigo, surge a partir da constatação de que a aprendizagem se dá por meio de projetos e da produção de conhecimento.

Nesse sentido, prossegue, “abordamos as possibilidades que a gente deve promover enquanto professor/mediador. Um grande desafio é a aprendizagem significativa e para a vida. A inovação faz parte da docência, os processos que farão parte do aprendizado e a realidade dos professores, trazem outras dimensões, atualmente, exigindo tolerância, empenho e comprometimento do professor para transformar a realidade em que vive. Eu acredito nessa metodologia de projetos, esse procedimento que faz com que o aluno aprenda de forma mais concreta e o resultado se dá a partir da produção do conhecimento, que tem significado, a partir das relações com a vida dos alunos”, destaca a professora.

O artigo mostra que a metodologia de projetos favorece o desenvolvimento de estratégias de indagação, interpretação e apresentação do processo de aprendizagem, o que requer investigar um tema por meio de um problema, que, por sua complexidade, favoreça o melhor conhecimento dos alunos, dos docentes, de si mesmos e do mundo.


VOLTAR IR AO TOPO