Notícias

POLÍTICA Prefeito de Tucunduva exonerou secretário em férias

Segunda-Feira, 22.07.2019 às 12h
JONAS FERNANDO TUC

Marcelo Burin não se manifestou publicamente sobre os motivos para o desligamento do companheiro de partido Jonas Hauschild nome que está sendo fortemente cogitado à sua sucessão


O vereador licenciado Jonas Fernando Hauschild do Progressistas de Tucunduva, que respondia pela Secretaria da Indústria e Comércio do município foi exonerado do cargo no executivo pelo prefeito Marcelo Antônio Burin na última terça-feira, dia 16.

Jonas Fernando que deverá retornar à sua cadeira de titular no parlamento municipal, diz que desconhece os reais motivos para sua exoneração, mas não descarta ser uma manifestação pessoalmente contrária, a um novo projeto de financiamento do município feita em redes sociais, operação de crédito junto à Caixa Federal, que acabou aprovada nesta semana pela base governista do legislativo, contrariando interesses da população manifestado em audiência pública.

Hauschild também é vice-presidente da FEICAM – Feira Industrial Comercial Agropecuária e da Música do município, que passou a ser resgatada em sua realização após 9 anos inativa. A liderança de Jonas a partir de seu ingresso na secretaria licenciando-se do Poder Legislativo, deu dinamismo à pasta, que apesar de carente de estrutura de trabalho e mais ainda de orçamento, soube conduzir parcerias com outras instituições. Uma das primeiras foi o feirão queima de estoque, que bem organizado e articulado, garantiu bons resultados ao comércio, partindo dos empresários a vontade de resgatar uma feira maior.

As parcerias evoluíram sem olhar cores partidárias ou interesse político, garante Hauschild. Em pouco mais de um ano na pasta, foram várias ações propositivas realizadas pela secretaria, “Buscamos parcerias e movimentamos a comunidade, como havia de anos não se via, temos vários trabalhos e projetos encaminhados que gostaríamos de dar andamento pelo menos até o final deste ano”, lamenta.  

Jonas estava em férias, quando foi convocado a comparecer ao gabinete no prefeito na última terça. No encontro, Marcelo Antônio Burin comunicou que assinaria sua exoneração, acompanhado no gabinete, segundo Jonas, pelo presidente do PP Gilmar Bozzetto e o vereador Presidente da Câmara Valmir Arcaro. “O presidente do meu partido disse que o trabalho estava a contento e me parabenizou pelo que conseguimos desenvolver no período como secretário, então deduzo que a decisão não foi partidária”, estranha Hauschild.

O prefeito Burin não havia se manifestado sobre a exoneração do secretário até o fechamento desta edição. Segundo sua assessoria ele estaria cumprindo agendas previamente acordadas. Fonte ligada ao governo municipal disse que a substituição de secretários é algo normal na administração, uma prerrogativa do mandatário.

Caso teve grande repercussão nas redes sociais

Jonas Fernando cumpre o segundo mandato de vereador aos 30 anos de idade. Foi um dos mais jovens vereadores do RS eleitos em 2012. Reeleito ao legislativo em 2016, esteve cotado inclusive, para integrar na mesma eleição a chapa majoritária com o atual prefeito, como seu candidato a vice, mas acabou preterido após intensas negociações, que optaram pela coligação com o PSDB, do atual vice-prefeito Fabrizio Gazzola.

Jonas foi eleito presidente da Câmara no primeiro ano do novo mandato, onde defendeu o fim da acirrada disputa entre progressistas e emedebistas em um trabalho mais responsável entre situação e oposição. Com seu voto, ajudou a eleger no final de 2017 Ivo Balsan do MDB como o novo presidente da casa, reforçando a pauta de oferecer uma agenda positiva entre legislativo e a sociedade.

Foi na metade do ano passado que Hauschild foi convidado pelo prefeito, que nesta semana o exonerou, para assumir a pasta da Indústria Comércio e Desenvolvimento. A escolha teria sido a contragosto do vice-prefeito Gazzola.

Nesta semana dezenas de pessoas manifestaram solidariedade ao secretário exonerado, pelas redes sociais. A grande maioria afirma que o trabalho destacou Hauschild, e sua forma de relacionar-se mexeu com interesses políticos internos na forma velha de fazer política, a exoneração tenta atrapalhar o curso natural de uma liderança em caminhada de afirmação quando se fala em sucessão municipal.

Jonas destaca que irá priorizar neste momento seu empenho na realização da Feira onde ocupa a vice-presidência. Que voltará ao seu trabalho em defesa dos projetos que interessam o desenvolvimento municipal no parlamento. E finalizou, evitando críticas, destacando que não antecipará qualquer debate pré-eleitoral. Pediu serenidade aos seus eleitores e as lideranças da comunidade, e que o momento requer reflexão, sem abrir mão do trabalho.

 

Fonte: Jornal Folha Cidade


VOLTAR IR AO TOPO