Notícias

Horizontina busca delegado de polícia titular para DP

Segunda-Feira, 10.06.2019 às 12h
01-aa reunião policia civl santa rosa 2

Autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, poderes Legislativo e Executivo de Horizontina estiveram em audiência na última sexta-feira, dia 7 de junho, em Santa Rosa, junto a Delegacia Regional de Polícia, onde debateram a falta de um delegado(a) titular que resida no município.

O Delegado Regional Ubirajara Daniel Dhiel Junior e o delegado que responde atualmente pela DP de Horizontina Delvequio Moises Kronbauer, recepcionaram os juízes da Comarca de Horizontina Cátia Paula Saft e Danilo José Schneider Jr, a Promotora de Justiça Bruna Maria Borgmann, o presidente da Câmara de Vereadores Rafael Tiago Godoy e o vice-prefeito Jones Jehn da Cunha. 

Os representantes da Polícia Civil destacaram o esforço visando a busca de um profissional que possa vir a atuar na cidade de Horizontina e também reforçar e complementar o quadro de delegados da região policial, que enfrenta uma defasagem, assim como o quadro geral atual da PC gaúcha. A formação de uma nova turma de 100 delegados(as) até o fim do primeiro trimestre de 2020, poderá suprir parte desse efetivo. Até lá, a possibilidade de vinda de delegado(a) residir no município, ocorreria somente em caso de transferência. Contatos nesse sentido já teriam sido mantidos com vários profissionais, disse Ubirajara, convidando-os, mas detalhes como o pagamento de ajuda de custos, suspenso pelo Estado desde 2014, teria sido obstáculo.  

Os trabalhos da delegacia, no entanto, segundo Delegado Ubirajara, estão ocorrendo dentro das expectativas, tendo sido reduzido em quase 90% o número de procedimentos que estavam represados. “O delegado Delvequio desloca-se ao município uma ou duas vezes na semana, bem como, quando da necessidade da sua presença. Ele tem além de Horizontina, a DPPA – Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento que gera 11.000 ocorrências ao ano e a DP de Santo Cristo sob sua direção”, justifica Dhiel Jr. Todos os delegados lotados na região policial de Santa Rosa, tem atualmente se revezado para suprir as demandas, tendo, na escala de plantões, por exemplo, o próprio delegado regional cumprindo serviços.

Atuação política e profissional para a busca do novo titular

O Executivo através do vice-prefeito Jones Cunha e o Legislativo através do Vereador Rafael Godoy, destacaram o esforço político já realizado junto ao vice-governador e Secretário de Segurança do Estado Ranolfo Vieira Jr que junto a chefe de Polícia Nadine Farias Anflor teria solicitado atenção a demanda do município.

Os titulares do Poder Judiciário Cátia Saft e Danilo Schneider e do Ministério Público Bruna Borgmann, igualmente justificaram a necessidade e os pontos positivos do profissional residir no município, muito embora reconheçam o esforço e o trabalho da equipe da Polícia Civil local ao comando do Delegado substituto.

O qualificado encontro também serviu para um trabalho de aproximação e troca de informações visando o combate da criminalidade. Entre as informações o sistema de videomonitoramento implementado pelo município e em funcionamento havia cinco meses, foi destacado como importante ferramenta, bem como o repasse de recursos ao Consepro, o trabalho do Conselho da Comunidade, e o serviço ostensivo da Brigada Militar que contribui com importantes informações.   

Entre as estratégias combinadas como encaminhamentos do encontro, ficou o compromisso mútuo de esforço de cada um dos atores envolvidos, onde consta a continuidade da ação política junto ao Estado, e o aproveitamento da rede de contatos do Dr. Ubirajara para encontrar entre os atuais delegados em atuação, interessado ou interessada em atuar na região e no município, ou em segunda hipótese, garantir o titular na nova turma de delegados(as) do próximo ano.


VOLTAR IR AO TOPO