Notícias

Audiência Pública pela retomada da RS 305

Quarta-Feira, 22.05.2019 às 16h
24 de maio- rs 305 3

Um ato que reuniu dezenas de lideranças representativas de quase 10 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Celeiro foi realizado na tarde desta terça-feira, dia 21 de maio em Crissiumal, visando estabelecer estratégias de mobilização em defesa da retomada das obras da RS 305, trecho Horizontina-Crissiumal-Três Passos. A iniciativa foi da ACAMRECE- Associação de Câmaras de Vereadores da Região Celeiro, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Crissiumal, apoiada por pela representatividade empresarial e política de outras 10 cidades, às quais a obra se reveste de grande importância.

Câmara de Vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ACIs, empresários, Regional da Federasul, Sindilojas/Fecomércio, gabinetes de parlamentares da região, imprensa entre outras entidades estiveram representadas, e tiveram espaço para sugerir ações, que após foram sistematizadas e distribuídas em uma pauta à ser posta em prática gradativamente.

Como encaminhamento inicial do encontro foi escolhida uma comissão regional que tratará do tema, e seus integrantes atuarão como multiplicadores da mobilização em seus municípios e junto as suas entidades.

Será marcada uma agenda conjunta junto aos setores governamentais que cuidam das áreas de orçamento, logística, infraestrutura e transportes nas próximas semanas em Porto Alegre e em seguida serão divulgadas também as ações para que a mobilização seja contínua.

A estrada de 89 km encurta o caminho para ligação das regiões Missões, Fronteira Noroeste e Celeiro com o Oeste de Santa Catarina, gerando potencial desenvolvimento para uma população de mais de 208 mil pessoas. De Tuparendi, passando por Tucunduva e até ao perímetro urbano de Horizontina a estrada foi concluída. Em trecho seguinte, de 10,9km dentro do território de Horizontina a estrada teve a base pronta, mas foi abandonada antes de receber a última camada de pavimento e a sinalização horizontal entregue ao tráfego, o que persiste até os dias atuais, necessitando recuperação.

Os trechos que ainda necessitam pavimentação compreendem: Distrito de Vila Cascata (Horizontina) ao entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal), com 20,55 quilômetros, e o entroncamento com a ERS-207 (Crissiumal) ao entroncamento com a BR-468 (Três Passos), com extensão de 23,95 quilômetros, totalizando 44,5 quilômetros.

O prefeito de Horizontina Antônio Lajús, vice-prefeito Jones Cunha, presidente da Câmara Rafael Godoy, os vereadores Márcio Fischer e Valmor Dreher e a Gerente Executiva da ACIAP Geanine Albring de Oliveira representaram o município nesta audiência regional. Na coordenação do evento Arlei Tomazzoni vereador de Três Passos e presidente da ACAMRECE, o prefeito Roberto Bergmann e o vereador Renato Saling de Crissiumal.


VOLTAR IR AO TOPO