Notícias

Expofeira 2019-Encerramento Nacional da Colheita da Soja

Segunda-Feira, 29.04.2019 às 9h
Expofeira Abertura Oficial (36)

 

Durante a solenidade lideranças celebraram os resultados da safra histórica para o Rio Grande do Sul, com expectativa de produção de mais de 18,6 milhões de toneladas


            Na tarde de sábado, 27 de abril, foi realizada a Abertura Oficial da Expofeira 2019 no Centro de Eventos Expodinâmica – ambiente planejado especialmente para a edição da feira. A ocasião foi marcada pelo Encerramento Nacional da Colheita da Soja, em parceria com a Fenasoja, que engrandece a edição, recepcionada com otimismo e perspectivas de negócios promissores. “Fico muito feliz pela realização deste marco histórico na Expofeira 2019. Espero que ele seja um impulsionador para as pessoas que almejam o desenvolvimento da região. Começamos a Expofeira com otimismo e com a sensação de dever cumprido. Por meio da união buscamos trazer uma edição diferente, que fomenta essa vitrine das potencialidades da região. O envolvimento de mais de 35 entidades engrandece a Expofeira. A prioridade é mostrar a união da comunidade em torno de uma causa maior e estamos muito satisfeitos em comprovar dia após dia o resultado dessa missão”, enfatiza o presidente da edição, Marcelino Colla.


A solenidade de abertura contou com a presença dos ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Covatti Filho, representando o governador Eduardo Leite; do senador Luis Carlos Heinze; representando a Câmara dos Deputados, dos deputados federais Jerônimo Goergen, Darcísio Perondi, Elvino Bohn Gass, Pedro Westphalen e Nereu Crispim; dos deputados estaduais Aloísio Classmann e Jeferson Fernandes, do prefeito municipal de Três de Maio, Altair Francisco Copatti, do presidente da câmara de vereadores, Nelci Ângelo Recalcati, entre outras autoridades e lideranças municipais. Também participaram da cerimônia, a corte da feira, as soberanas Eduarda Trage e Cíntia Klatt.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de abertura oficial. O secretário justificou a ausência do governador por estar em São Paulo, reunido com um grupo de empresários estrangeiros, dispostos a investir no Rio Grande do Sul, e que esta missão é de suma importância para a retomada do desenvolvimento socioeconômico do Estado. 

O secretário enfatizou a importância da realização de feiras para a economia, especialmente para o agronegócio.“É uma honra estar aqui para comemorar a realização de mais uma Expofeira e também estimativa da segunda maior safra da história do Rio Grande do Sul. O agro é um dos pilares de sustentação do Estado, movimentando anualmente R$ 33 bilhões na economia gaúcha. Estamos felizes com esses dados. Um dos focos da Secretaria é ser parceira do agricultor”, declarou Covatti.

A expectativa é receber mais de 60 mil visitantes durante os nove dias da feira, fomentando a economia do município. Para o prefeito municipal de Três de Maio, Altair Francisco Copatti, a Expofeira é uma propulsora importante para impulsionar o espírito empreendedor da região. “Aqui temos a exposição do que é produzido não somente em Três de Maio, mas também na região.

Os implementos agrícolas, o leite, a soja, o trigo, o milho, a agroindústria familiar, as cooperativas, a tecnologia, a inovação – tudo isso compõe essa grande feira. A Expofeira está crescendo e conquistando cada vez mais o seu espaço, isso é motivo de orgulho para todos nós”, norteou o prefeito.

O Grupo Artístico de Circulação SESI Show da cidade de Santa Rosa/RS abrilhantou o evento com apresentação personalizada, que evidenciou a história da Expofeira através da arte. A Abertura Oficial da Expofeira culminou com a descarga de um graneleiro de soja – que representava o Encerramento Nacional da Colheita da Soja Ano Agrícola 2018/2019.

Na ocasião as lideranças celebraram os resultados da safra histórica para o Rio Grande do Sul, com expectativa de produção de mais de 18,6 milhões de toneladas.


VOLTAR IR AO TOPO