Notícias

Começa nesta quarta-feira vacinação contra a Gripe

Terça-Feira, 09.04.2019 às 5h49
LARISSA BICCA

A estratégia de vacinação contra a influenza (gripe) foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).


Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 31 de maio, sendo 04 de maio-Sábado, o dia de mobilização nacional.


Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais determinadas pelo Programa Nacional de Imunizações, mediante comprovação, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.


No período de 10 a 18 de abril, na Região Sul, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças e gestantes para a vacinação contra influenza. A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os demais grupos prioritários.


Conforme a Enfermeira Larissa Bicca, Coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas contra influenza são seguras, garantindo imunidade após 2 a 3 semanas da aplicação.


Manifestações no local da aplicação, como dor, eritema e enduração ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas autolimitadas geralmente resolvidas em 48 horas. São também benignas, autolimitadas, as manifestações sistêmicas como febre, mal estar e mialgia que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação e persistir por um a dois dias, sendo notificadas em menos de 1% dos vacinados.


A estratégia de vacinação para Horizontina
De 10 a 18 de abril:
Gestantes e puérperas devem ser vacinadas em cada unidade de saúde a que pertencem. Os horários são definidos por cada unidade e estão afixados nos postos:
Crianças de 0 a 5 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas na Sala de Vacinas da Secretaria da Saúde, na parte da tarde das 13h30min ás 16h30min.


ALERTA: Dia 12 de abril, sexta-feira desta semana não haverá vacinação nos postos e nas unidades de saúde em razão da realização da Conferência Municipal de Saúde.
As unidades de saúde são: UBS Bela União, UBS Rural, UBS Centro, UBS Kennedy, UBS São Francisco e UBS Industrial.
OBS: Lembrete Importante: Ao realizar vacinas, levar sempre o cartão de vacinação pois é documento obrigatório.


Estratégia de vacinação 22 de abril a 31 de maio
Os demais integrantes das faixas etárias ou situações preconizadas para vacinação (Trabalhadores da área da saúde; gestantes; indígenas, puérperas até 45 dias após o parto, idosos (pessoas com 60 anos e mais), portadores de doenças crônicas determinadas pelo Programa Nacional de Imunizações com idade entre 5 anos e 59 anos e professores) devem procurar as unidades de saúde no período de 22 de abril a 31 de maio, de segundas à sextas-feiras, exceto dia 1º de maio que é feriado nacional.


Cada unidade de saúde definirá o horário de vacinação em seu posto e afixará em local visível. Crianças devem ser levadas na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde.


SAIBA MAIS
Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal. Brasil 2019
Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica: doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos:Obesidade grau III.
Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.


OBS: Lembrete Importante: Ao realizar vacinas, levar sempre o cartão de vacinação pois é documento obrigatório.


VOLTAR IR AO TOPO