Notícias

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2019

Quarta-Feira, 06.03.2019 às 11h
01-AA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) nesta Quarta-feira de Cinzas (6/3). Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça - (Is 1,27)", a campanha chama atenção dos cristãos para ações e programas que devem garantir os direitos humanos. O evento contou com a participação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

 

Segundo a CNBB, o texto-base da CF chama a atenção para o fato de que falar de “Políticas Públicas” não é falar de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos. O bispo auxiliar e secretário-geral, Dom Leonardo Steiner, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco para a campanha no Brasil.

 

“Todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas e ações que promovam o conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição”, diz a mensagem vinda do Vaticano.

 

Além do lançamento da CF, a Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Quaresma, conhecido como o período de preparação para a maior festa cristã, a Páscoa, um tempo de conversão, de intensificação da oração, da vivência penitencial, do jejum, do exercício da caridade, do sacramento da confissão”. Uma tradição entre os católicos durante o período quaresmal é a prática do jejum e abstinência de carne. O exercício é uma forma de o cristão desenvolver o aspecto pessoal da Quaresma, que é o da mudança de vida.


VOLTAR IR AO TOPO