Notícias

Pelo menos 250 jovens protestam em Horizontina

Sábado, 22.06.2013 às 6h
protesto 3

 

         Gritando palavras de ordem, cantando os hinos Nacional e do RS, e com muitos apitos, em torno de 250 pessoas, a maioria jovens, segundo cálculos da Brigada Militar, protestaram nesta tarde(21) em Horizontina.

        

O Movimento Vem Pra Rua foi organizado por jovens da comunidade e entregou ao prefeito Nildo Hickmann e ao Presidente da Câmara Gerson de Moura uma extensa pauta de reivindicações, sugestões e pedidos de informações, que vão desde a pavimentação de ruas, os gastos com diárias e um projeto do Executivo que reorganiza os cargos de confiança e funções gratificadas, ampliando dos atuais 60 para mais de 90.

        

 Os manifestantes também pediram combate a corrupção, transparência e ética na política e a não aprovação da PEC 37 que tira poderes do Ministério Público nas investigações de crimes envolvendo políticos.

        

Sobre a polêmica discussão de futura criação de cargos no Executivo, o prefeito explicou a uma comissão do Movimento, que o projeto é a primeira parte de um programa de reforma administrativa, e ocorre para pôr fim a uma série de 55 leis aprovadas nos últimos 10 anos e que tentaram sem sucesso organizar e qualificar os serviços municipais.

        

O Executivo vai criar as funções e só nomeará os que forem estritamente necessários, respeitando o limite de gastos com pessoal e sem onerar a capacidade de investimento do orçamento municipal.

        

 Um grupo de manifestantes também derramou leite pedindo pressa nos trabalhos da CPI que buscam a cassação do mandato do vereador LarrJappe, que encontra-se recolhido ao Presídio de Santa Rosa.

 

O prefeito compareceu a porta da prefeitura, falou com a imprensa e com os líderes da manifestação, antes de recebê-los em audiência, acompanhado pelo Presidente da Câmara e um grupo de secretários de governo. Simbolicamente recebeu a pauta de reivindicações. Vários manifestantes vaiaram os políticos.


VOLTAR IR AO TOPO