Notícias

Faculdades comunitárias debatem a atual politica do ensino superior

Segunda-Feira, 27.08.2018 às 16h
FEMA

A região Noroeste/Missões tem uma grande oportunidade de discutir a qualidade do Ensino Superior e o papel das faculdades comunitárias no cenário da atual política educacional brasileira. Nesta quinta-feira, dia 30, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro, promove audiência pública sobre o tema, às 19 horas, no Centro Cívico de Santa Rosa.

 

Loureiro, que também é o proponente do debate por sugestão do Fórum das Faculdades Comunitárias gaúchas (Forcom), destaca estarão em pauta temas como política de financiamento, regulamentação do ensino a distância, redução no número de estudantes, demissão de professores, fechamento de cursos e instituições de ensino superior, dentre outros. “A precarização e a consequentemente perda da qualidade no Ensino Superior é bastante preocupante”, alerta o deputado.

 

Para Antonio Roberto Lausmann Ternes, coordenador do Forcom, a atual política pública de educação superior está totalmente desajustada. “Se persistir o este cenário, a sociedade ficará exposta por muitos anos ao consumo de produtos de baixa qualidade em relação à aprendizagem. Assim, acreditamos que as autoridades públicas devam intervir para tentar evitar que mais gerações de brasileiros sejam vítimas de um processo ilusório, cheio de facilidades que vão desde o preço baixo, à dispensa da presença, inclusive em avaliações”, ressalta Ternes.

 

Atualmente, o Forcom é composto por 14 instituições espalhadas pelo Estado. Na região, por exemplo, estão a Faculdade Horizontina (FAHOR), a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) de Santa Rosa, a UNIJUI  e a Sociedade Educacional de Três de Maio (Setrem).


VOLTAR IR AO TOPO