Notícias

APAE horizontinense abre Semana Nacional inaugurando melhorias

Quinta-Feira, 23.08.2018 às 11h
24 de agosto- apae- foto simone

Defesa e garantia dos direitos e deveres da pessoa com deficiência também foi tema de uma plenária


A APAE de Horizontina, Escola de Educação Especial Helmuto Simm, promoveu, no último dia 15, uma Conversa em Rede com a temática: “Defesa e Garantia dos Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade estiveram representações de vários segmentos como: saúde, educação, assistência social, promotoria de justiça e judiciário.


O encontro teve como objetivo principal refletir/debater/esclarecer e definir ações acerca do nosso papel, enquanto rede de serviços, que atende a pessoa com deficiência e/ou sua família.
A conversa perpassou pelo viés da família que ao deparar-se com a situação de um filho deficiente necessita de encaminhamento e atendimento, processo esse que foi esclarecido pela Assistente Social da instituição e pela representante da 14ª Coordenadoria da Saúde.


Na sequência, a neuropediatra Dra. Raquel Kerber Binkowski colocou a respeito das questões clínicas que envolvem a pessoa com deficiência e seus familiares. Destaca-se que cada segmento presente possui uma função essencial para a implementação das políticas públicas de inclusão, bem como da necessidade da consolidação desse trabalho em rede.


Abertura levou comunidade e lideranças locais até a escola
Já na última terça-feira dia 21, ocorreu a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual com a expressiva participação de autoridades dos três municípios de abrangência da APAE, empresários, pais e alunos, amigos da comunidade.


Também além do ato solene de abertura da semana, realizou-se a entrega dos novos uniformes escolares a todos os alunos matriculados na Escola de Educação Especial Helmuto Simm, uniformes estes recebidos através de Projeto apresentado pela APAE e aprovado pelo Fundo Social da Cooperativa Sicredi.


Na sequência ocorreu a inauguração da nova Biblioteca da escola, a qual foi viabilizada através de projeto apresentado e aprovado pelo COMDICA, com recursos oriundos de doações do imposto de renda de pessoas jurídicas e físicas. Todos os presentes tiveram a oportunidade de prestigiar a Mostra de Trabalhos realizados pelos alunos os quais foram expostas nas dependências da escola. A APAE de Horizontina possui atualmente 104 usuários matriculados.
(fotos: Simone L Dahlem/Especial FC)


VOLTAR IR AO TOPO