Notícias

EMPREGOS: A importância de começar o ano com currículo atualizado

Sexta-Feira, 02.02.2018 às 17h43
02 de fevereiro- cátia felden bartz

Como em qualquer atividade, a preparação é a chave do sucesso e, com o currículo não deve ser diferente. Ao iniciar o ano de 2018, muitas pessoas enfrentam o desafio de entrar para o mercado de trabalho ou mudar de emprego, buscar novos desafios. Em muitos casos, essa mudança começa pelo currículo a ser apresentado aos contatos e possíveis empregadores.

 

Para iniciar esse processo com um currículo bem elaborado, a professora Cátia Bartz, doutoranda, que coordena o Núcleo de Apoio Empresarial da Faculdade de Horizontina- FAHOR, apresenta algumas dicas e orientações para que um currículo chame a atenção dos recrutadores. O primeiro passo, de acordo com a professora, é definir qual a vaga que se pretende candidatar e as empresas que se encaixam com seu perfil.


“A simplicidade e a objetividade podem ser muito mais importantes do que um currículo inovador e diferenciado. Erros de português são intoleráveis. Sempre é bom enviar para algum amigo ou conhecido ler o seu currículo, e pedir sugestões. É importante dividir as informações no currículo, como dados pessoais, histórico profissional, formação acadêmica e outras qualificações. Não se esqueça de colocar o semestre do curso em que está matriculado e atualizar no final do currículo, a data”, esclarece Cátia.


Outro aspecto importante, que molda o perfil do candidato é o cuidado com as informações pessoais e de contato. Descreva seu nome completo, endereço residencial, bairro, cidade, celular com DDD, telefone residencial, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil.


“Descreva a sua experiência profissional em ordem cronológica inversa (começando da última empresa que trabalhou). Inicie as frases com verbos de ação e no presente. Exemplo: responsável por controle, coordenação, implementação, supervisão e elaboração, etc. Você pode esclarecer melhor seu real interesse à vaga por meio dos conhecimentos em idiomas que possui, de cursos de curta duração (extensão) que complementam sua formação e experiências que realizou, como intercâmbios ou trabalhos voluntários, que são apreciados”, indica a professora Catia.


Para quem já atua no mercado, a professora lembra que não existe mais a possibilidade de abandonar o caminho do aperfeiçoamento. “Então, o primeiro passo é decidir quais são seus planos profissionais, fazer um planejamento e buscar cursos que possam contribuir com os seus objetivos. Especialistas em recrutamento apontam que profissionais que fazem pós-graduação possuem renda em média 70% maior do que aqueles que não fazem”, destaca.


Foto no currículo: usar ou não?
“Obrigatória ela não é, mas uma boa foto pode ser um diferencial para ser chamado no processo seletivo. Se você quer colocar uma foto, busque uma que lhe mostre como profissional sério e apto para exercer a função na qual está se candidatando. Evite fotos com piercing, bonés, maquiagem carregada demais, camiseta de time de futebol. Nunca coloque uma foto recortada que foi tirada para alguma rede social”, reitera a professora.


Outro alerta é para que o candidato cuide também do que faz nas redes sociais. “Atualmente, 90% dos recrutadores afirmam que verificam o perfil dos candidatos nas redes sociais, e apontam os principais perigos: Falar mal do emprego anterior, publicar fotos sensuais, demonstrar opiniões radicais e cometer erros de grafia”, comenta.


O Núcleo de Apoio Empresarial da FAHOR oferece vários serviços para as empresas, dentre eles a intermediação de vagas de empregos e estágio entre as empresas conveniadas e estudantes e egressos de graduação e pós-graduação da FAHOR.


Na Faculdade Horizontina são oferecidos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Gestão Financeira e Ciências Econômicas, além de Pós-graduação como MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gerenciamento de Projetos, MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade e Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho.


( Cátia Felden Bartz é professora da Fahor e gestora do Ambiente Empreendedor)


VOLTAR IR AO TOPO