Notícias

PROERD formou mais 166 alunos em Horizontina

Segunda-Feira, 23.10.2017 às 20h22
20 OUTUBRO- PROERD AUTORIDADES

E um total de 166 estudantes de 5º ano participou com pais e familiares da solenidade de formatura das lições do PROERD 2017 em Horizontina. O Programa de Educação e Resistência ás Drogas foi instituído no município pela Brigada Militar no ano de 2000 quando se formou a primeira turma no distrito de Vila Cascata, sob a orientação, a exemplo da turma atual, do policial militar Clóvis Schenkel, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes.

 

O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente pelo policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

 

A noite teve a revelação dos alunos destaques nos concursos de redação que receberam mimos. A solenidade foi prestigiada por várias autoridades entre elas o prefeito municipal Antônio Lajús, Presidente da Câmara de Vereadores Diogo Luis Weiss, Juíza de Direito Cátia Paula Saft, Comandante Regional do 4º BPAF Capitã  Vanessa Gerlach, Comandante local da Brigada Militar Elton Brüning, Secretária de Educação Ivete Fátima da Silva e as direções das escolas municipais e estaduais que integraram o projeto neste semestre.

 

Tanto Elton, quanto Schenkel manifestaram a preocupação com a falta de efetivo junto a corporação, mas descartaram não realizar novas edições do PROERD, justamente por que as lições inserem junto aos pré-adolescentes e suas famílias,  uma informação importante, numa faixa etária onde saber resistir ao desconhecido diante da curiosidade,  pode ser determinante para evitar o primeiro contato, seja com drogas lícitas ou ilícitas.

 

A atividade que também contou com a presença da Orquestra Municipal de Sopros sob a regência do maestro Cléverton Strhöer foi realizada junto ao Ginásio da Escola Municipal Cristo Rei. Como presença marcante o mascote do projeto o Leão Dare. 


VOLTAR IR AO TOPO