Notícias

Câmara de Horizontina aprova instalação da CPI do Leite

Segunda-Feira, 20.05.2013 às 21h55
camara vota cpi

 

        

“Pedido de cassação de mandato de Jappe e Callegaro envolvidos com a Associação de Produtores de Leite de Vila Cascata noticiado por advogado de suplentes que acusam  falta de desincompatibilização no período eleitoral causa confusão na opinião pública ”.

 

Os vereadores horizontinenses aprovaram no final da tarde desta segunda(20), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para acompanhar os trabalhos do Ministério Público no município, no que tange ao escândalo do Leite Adulterado, cuja empresa suspeita de envolvimento tem como diretor um dos vereadores da casa, Larri Jappe do PDT. A suposta quebra de decoro parlamentar pelo edil é o centro das investigações da referida comissão, que terá na presidência Alessandro dos Santos do PTB e relator Rafael Thiago Godoy do PMDB.

Os 9 vereadores assinaram o requerimento. O vereador Larri Jappe tem ligação com a Associação de Produtores de Leite de Vila Cascata, para quem prestava serviços de transporte de leite. Cargas de leite após recolhidas das propriedades, receberam, segundo o Ministério Público, mistura de ureia e água antes de chegar a indústria. O MP chegou a pedir a prisão preventiva do vereador, não aceita pelo Judiciário. Jappe nega envolvimento e atribui a armação de denúncia ou eventual sabotagem,  a um ex funcionário da transportadora, demitido por ele após uma série de condutas irregulares, no final de 2012.

Na condição de líder da Associação de Pequenos Produtores de Leite de Vila Cascata, Jappe, pleiteava verbas federais e municipais para instalação de uma Unidade de Resfriamento de Leite, já com terreno e laboratório de análises adquiridos e verba de R$ 700 mil,  garantida do MAPA- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. As obras ainda não haviam sido iniciadas e os recursos estariam na conta do município.  Possivelmente serão devolvidos ao Governo Federal, pois a Associação de Produtores de Leite está anunciando o fim de suas atividades.

Outro vereador com ligação à referida Associação de Produtores é o médico veterinário Alvaro Callegaro, que também é o presidente do PP- Partido Progressista do município. Callegaro não possui envolvimento algum com o escândalo do Leite Adulterado. No entanto juntamente com Jappe, é alvo de processo de cassação de mandato eletivo, pois segundo sustenta uma ação de suplentes de vereadores, entre eles o do PPS Marcos Volnei Hirt, impetrado dois dias depois da diplomacão, a dupla praticou condutas vedadas ao não se desincompatibilizar de suas funções na referida associação durante o período eleitoral. Callegaro seria o vice-presidente do grupo associativo, diz a denúncia.

O procurador jurídico do suplente Marcos Hirt, o advogado Nilton Garcia da Silva, reconhece que o Recurso Eleitoral nada tem a ver com o episódio Operação Leite Compen$ado,  e sim,  diz respeito ao fato de ambos não terem se afastados da Associação da qual eram dirigentes durante o período da campanha, onde concorreram e se reelegeram vereadores.

Pesa o fato, segundo o causídico, de haver dinheiro público envolvido na associação dirigida sob a participação dos dois vereadores, a saber que houve e ainda há, uma relação umbilical criada entre ela e os poderes públicos federal e municipal para o pleito de verbas e serviços públicos.

Segundo o advogado Nilton Garcia da Silva, também é de conhecimento geral, que a tal associação criada por articulação de Jappe  doou um terreno para o município, onde vai ser ou seria implantada a usina de resfriamento de leite.  Também é sabido, segue Garcia,  que o Ministério da Agricultura disponibilizou R$ 700.000,00 para este fim.

Callegaro apresentou defesa hoje do pedido de cassação a Justiça Eleitoral. O vereador licenciado Larri Jappe informou ter comparecido pessoalmente ao Cartório Eleitoral para ser intimado e também deverá apresentar defesa.

Os trabalhos da CPI devem ter inicio ainda nesta terça-feira, quando será montado o esquema de trabalho e feita a requisição de servidores que trabalharão no auxílio dela, informou o vereador presidente Alessandro dos Santos do PTB.


VOLTAR IR AO TOPO