Notícias

Começa terça-feira (1º/11) vacinação do gado jovem contra aftosa no RS

Terça-Feira, 01.11.2016 às 14h34
NOVILHAS HOLANDESAS

O os criadores de gado e búfalos (bovídeos e bubalinos) devem estar atentos ao prazo de vacinação dos animais mais jovens (0 a 24 meses) que iniciou nesta terça-feira dia 1º de novembro estendendo-se até dia 30 do corrente mês.
Conforme o Técnico Agrícola da Inspetoria Veterinária de Tucunduva, Neri Faleiro, as doses de vacinas mesmo que para poucos animais como na campanha de maio não mais serão fornecidas pelo Governo do Estado e todos os produtores terão de fazer a aquisição das mesmas, aplicar no gado e comprovar com a nota fiscal as doses aplicadas para estarem em dia com o cadastro sanitário.


Em Tucunduva e Novo Machado a Cooperativa Comtul informa que já possui vacinas para venda.


Em Horizontina e Doutor Maurício Cardoso os trabalhos serão coordenados pelo Médico Veterinário Dailon Zart, que igualmente reitera aos criadores a importância e a obrigatoriedade com a aplicação nos animais.


A Agropecuária Klein, localizada na Rua Duque de Caxias, próximo ao Colégio Albino Fantim, já anunciou que possui as doses para aplicação no rebanho, pois a exemplo da informação de Tucunduva, não há mais a cedência de doses de vacinas pelo Estado como em anos anteriores, que inicialmente cediam a imunização para todos os agricultores enquadrados no PRONAF, depois para até 50 animais, 30, 10 e atualmente sem apoio governamental.


O Secretário de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento Ernani Polo destaca que o RS caminha para zona livre de febre aftosa sem vacinação, e este também é um dos motivos da redução do apoio com recursos públicos à imunização. A outra motivação é a situação financeira do Estado. Polo apela para o esforço de cada produtor no sentido de adquirir as doses e aplicar nos animais, o que fortalece a sanidade da cadeia econômica gaúcha.


VOLTAR IR AO TOPO