Notícias

LEITE COMPEN$ADO: Força Tarefa do MP e MAPA apreende caminhões e documentos em Horizontina

Quarta-Feira, 08.05.2013 às 18h
JANOR

(foto: Promotor de Justiça Janor Lerch Duarte que acompanhou o cumprimento dos mandados judiciais em Horizontina)

 

Transportador nega qualquer envolvimento na fraude

 

         O Estado do Rio Grande do Sul acordou nesta quarta-feira(8) com a noticia da operação Leite Compen$ado, proposta pelo Ministério Público através das promotorias especializadas Criminal e de Defesa do Consumidor, depois de constatações de existência de formol em algumas marcas de leite industrializadas no Rio Grande do Sul, que segundo apurou o Ministério da Agricultura, continham mistura de água e ureia(fertilizante agrícola). O formol estaria na ureia.

 

As marcas cujo produto de alguns lotes estaria adulterado, segundo a investigação foram: Mumu, Italac, Bom Gosto/Lider e Lat Vida. As indústrias alegam que a mistura ocorria no caminho depois da casa do produtor até postos de resfriamento. Seria adicionada água de poço e para que não fosse diagnosticada queda do valor nutricional do produto nos testes em razão da água e a carga rendesse 10% a mais,  era adicionada a uréia.

 

O promotor Mauro Rochemback, responsável pela condução das investigações, informou que além dos oito presos, mais quatro pessoas serão denunciadas até a próxima segunda-feira(13), entre elas um suspeito que ainda está sendo procurado e outros três que estão sendo investigados por adicionar a substância cancerígena(formol) ao leite. Ele considera o crime mais grave que o tráfico de drogas. -“ O traficante vende para quem quer comprar o tóxico. Na adulteração do leite, o produto é entregue ao consumidor, que não tem nenhum conhecimento prévio sobre a situação desse produto”, disse.  

 

Segundo ele, o crime hediondo é o de corrupção de produtos alimentícios. Foram presos preventivamente e recolhidos ao Presídio Estadual de Espumoso, João Cristiano Pranke Marx, Angélica Caponi Marx, João Irio Marx, Alexandre Caponi e Daniel Riet Villanova. Eles foram detidos nas cidades de Ibirubá, Selbach e Tapera. Já Leandro Vicenzi, de Guaporé, ficará recolhido no Presídio Estadual da cidade.

 

Durante o cumprimento dos 13 mandados de busca e apreensão, foram recolhidos diversos caminhões utilizados no transporte do leite, 60 sacos de ureia, R$ 100 mil em dinheiro, uma régua com a fórmula utilizada para medir a mistura adicionada ao leite, revólveres e pistolas com respectivas munições, soda cáustica, corantes, coagulantes líquidos e emulsão para obtenção de consistência e documentos.

 

HORIZONTINA

O transportador de leite Larri Jappe, que também é vereador do município,  destaca que sua empresa efetua transporte de leite para uma plataforma da LBR Foods(Bom Gosto/Lider) com sede em Crissiumal havia pouco mais de 50 dias e que não está envolvida na fraude denunciada. Ele possui cinco caminhões e coleta matéria-prima de mais de 300 familias.

 

A sede da empresa em Vila Cascata do Buricá, foi ocupada por volta das 7h30 e só liberada por volta de 14h desta quarta-feira(8)com a presença de policiais e investigadores, além de agentes da receita. Segundo Jappe, sua organização colaborou fornecendo a documentação pedida. Três caminhões tanques teriam sido levados para perícia, informou o MP.

 

No armazém da empresa teriam sido localizadas e apreendidas sacas de ureia, que o transportador alega serem para comercialização em sua casa agropecuária, que funciona juntamente com um supermercado. Os dois ramos e a transportadora,  completam o tripé de seus negócios mantidos havia de anos na localidade.

 

Coordenou as operações em Horizontina o promotor substituto Janor Lerch Duarte. Ele disse que acompanhou os mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça, designado pelo MP de Porto Alegre. Janor afirmou que de concreto há a comprovação do Ministério da Agricultura de que leite com origem na região estaria adulterado.

 

Documentos e materiais apreendidos na sede da empresa transportadora serão enviados a Porto Alegre para serem analisados. A apreensão dos caminhões segundo Lerch Duarte, é por que podem materializar provas do crime e a promotoria criminal decidirá os procedimentos nos mesmos, assim como dos documentos apreendidos. Após a fase investigatória é que a denúncia será remetida ao Poder Judiciário. –“ Não há culpa presumida, o transportador está na condição de investigado, não há contra ele sentença condenatória em transitado e julgado, há uma investigação em curso”, alerta.

 

Em carta aberta a cada família integrada, a empresa transportadora reafirma não estar envolvida na fraude, destaca que confia na Justiça e pede aos produtores atenção com boatos inverídicos e alerta para um possível uso desleal da ação investigatória sendo explorado por terceiros com interesses comerciais.

 

SAIBA MAIS

O trabalho de investigação da Operação Leite Compen$ado, teve início em abril de 2012, quando o Ministério da Agricultura identificou presença de formol em amostra de leite em um dos postos de resfriamento no RS. Após uma segunda coleta em agosto do ano passado ter apontado novamente a ilegalidade, o Ministério Público foi procurado, para que procedesse a apuração dos responsáveis por essa adulteração”.

 

A adição de água de poço e ureia no leite,  ocorria enquanto o produto era transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância nociva que causa câncer. Além do leite pasteurizado, o risco é maior porque atinge todos os derivados do leite.  Os lotes condenados por conter a substância são:

Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1) Italac Semidesnatado (L12KM1), Líder UHT Integral (Lote TAP1MB), Mumu UHT Integral (Lote 3ARC), Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013).

Os consumidores que tiverem em suas casas leites dos referidos lotes ou identificarem a presença do produto no comércio podem informar o MPRS através do e-mail consumidor@mp.rs.gov.br , destacando marca, número do lote e data de fabricação.


VOLTAR IR AO TOPO