Notícias

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em Horizontina

Segunda-Feira, 25.04.2016 às 07h
VACINA

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou morte provocada pela gripe A em Tucunduva. A paciente é uma mulher de 53 anos, que deu entrada no hospital Doutor Osvaldo Teixeira no dia 30 de março, mas devido ao agravamento do quadro clínico foi transferida no dia 1º de abril para o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, onde foi a óbito no dia 14 de abril. A prefeitura de Tucunduva e a Secretaria Estadual da Saúde confirmam que o resultado do exame apontou a morte como sendo provocada pela gripe A. Trata-se do segundo óbito na região, sendo que Santa Rosa também já registrou um caso.

 

Reforçam os cuidados básicos que todos devemos ter neste período:
- Lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir alimentos;
- Usar lenço descartável para higiene nasal (evitar lenço de tecido);
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, preferencialmente com os braços, não as mãos;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos...);
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar aglomerações e o contato próximo a pessoas que apresentem sintomas de gripe.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO COMEÇA NESTA SEGUNDA 
O Ministério da Saúde determinou o dia 30 de abril como data de início da Campanha de Influenza 2016. O estado do Rio Grande do Sul antecipará o começo da Campanha para o dia 25 de abril, que terá o dia D em 30 de abril e término previsto para 20 de maio. Os grupos definidos para esta vacinação são aqueles considerados vulneráveis, por apresentarem maior risco de desenvolverem quadros graves da doença e óbito após infecção pelo vírus da influenza.


A antecipação da Campanha levou em consideração os seguintes fatores: o cenário epidemiológico de Influenza no país, o início da circulação viral no RS, o recebimento até a semana de 18 a 22/04/2016 do quantitativo de vacinas necessário para a Campanha e pela complexidade da logística de distribuição (Estado / Coordenadoria Regional de Saúde / Município / Unidade de Saúde).


HORIZONTINA
De acordo com a Secretária Elisandra dos Santos a vacinação começa nesta segunda-feira, dia 25 e até dia 29 o cronograma prevê entre 16 e 19h nos ESFs Bela União, Industrial, Kennedy, Centro e Rural a vacinação de: Trabalhadores da área da saúde; gestantes; indígenas, puérperas até 45 dias após o parto, idosos (pessoas com 60 anos e mais), portadores de doenças crônicas determinadas pelo Programa Nacional de Imunizações com idade entre 5 anos e 59 anos, conforme categoria de risco clínico.


Também das 16h ás 19h na Sala de Vacinas entre 25 e 29 de abril a vacinação para Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação no município é de 6,5 mil pessoas.
No sábado dia 30 de abril, Dia “D” vacina em todas as unidades do ESF da cidade e na unidade auxiliar de Vila Cascata das 8h ás 17h para Trabalhadores da área da saúde; gestantes; indígenas, puérperas até 45 dias após o parto, idosos (pessoas com 60 anos e mais), portadores de doenças crônicas determinadas pelo Programa Nacional de Imunizações com idade entre 5 anos e 59 anos, conforme categoria de risco clínico. E na sala de vacinas também entre 8h e 17h para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias.


VOLTAR IR AO TOPO