Notícias

LIXO: Coleta de Horizontina deixará lixo misturado

Terça-Feira, 29.03.2016 às 07h
LIXO HORIZONTINA 2


O sistema de coleta mudou e a comunidade está avisada. Desta forma, definiu o diretor da empresa Giro Ambiental Fabiano Gaertner ao explicar as novas medidas adotadas pela empresa na coleta do lixo da cidade. “Quem ao longo de quase quatro anos, insiste em não separar o lixo, entre orgânico e seco, agora ficará com o lixo em frente a sua casa, na sua lixeira”, informa.


A coleta dos orgânicos ocorre duas vezes por semana em cada bairro e a coleta do lixo seco segue inalterada. Os moradores devem depositar os resíduos no dia da coleta, ensacado e separado entre orgânico e seco.


Não serão mais coletadas sacolas dispostas pelos moradores em canteiros de avenidas ou pendurado em árvores. “Cada residência deve ter seu coletor, de preferência identificado, para orgânico e seco, não temos como abrir sacola para verificar, nem adivinhar onde está o seco, o orgânico”, desabafa.


Os custos da empresa se elevaram muito desde a sua contratação pelo município. “Em pouco mais de três anos, a cidade ganhou pelo menos três novos bairros e a o contrato não pode ser atualizado conforme essa planilha, em razão da legislação e burocracia vigentes e o prefeito ser apontado pelos órgãos de controle. O jeito é adequar a participação do cidadão que deverá fazer a sua parte.


Fabiano nega que alguns bairros ficam mais de uma semana sem coleta. “Não procede, a coleta existe, duas vezes por semana, o cidadão deverá verificar suas sacolas, certamente elas contém lixo misturado e ele ficará lá até ser separado”, diz.


Gaertener justifica como aumento de custos, combustíveis, energia e as despesas com aterro sanitário. Iniciamos o contrato pagando R$ 60,00 por tonelada e hoje custa R$ 105,00, no caso de Horizontina, por ser contrato antigo, um pouco menos, mas bem mais alto que no seu inicio.


A prefeitura informa que está preparando uma nova licitação, já que o atual contrato que vencerá em outubro não pode mais se aditado. Toda a demanda de crescimento do número de economias e da consequente geração de resíduos terá de ser considerada pelo edital, informa o município.


VOLTAR IR AO TOPO