Notícias

La Niña pode voltar em 2016

Sexta-Feira, 25.03.2016 às 13h30
CADERNO 59-DARCI- OBRA GOEHL EM LAJEADO MARIA

De acordo com meteorologistas, durante o outono, que começou domingo (20), o fenômeno El Niño deverá enfraquecer. Os estudos do grupo Climatempo mostram que a tendência é que o outono de 2015 termine em condições de neutralidade no Oceano Pacífico: nem El Niño e nem La Niña. A meteorologia da Metsul, Estael Sias, no entanto, lembra que no outono, com o Pacífico ainda mais quente que o normal, o El Niño “ainda deve impactar o regime de chuva e a temperatura no Rio Grande do Sul”.


O professor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Julio Renato Marques, observa que o modelo regional indica para o outono irregularidade das chuvas. Nas regiões Noroeste e Norte do RS poderá chover acima do normal. Já na Região Sul e Campanha as chuvas devem ficar próximo do normal e até mesmo pouco abaixo do normal.


Estael informa que não acredita que será um outono de muito frio e com frequência de geada. Conforme ela haverá dias frios e até gelados, especialmente entre maio e junho, como é normal, mas a história mostra que outonos no segundo ano de um evento de El Niño não costumam ser gélidos.


O outono abrirá espaço para um inverno com chuvas e temperaturas dentro da normalidade da estação, indica o prognóstico do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel. Depois da neutralidade que será atingida durante o inverno, que começa oficialmente em 20 de junho, Marques alerta que poderá haver uma inversão na primavera.


Um novo fenômeno La Niña indica a possibilidade de redução das chuvas no RS, principalmente, para a próxima primavera. O fenômeno La Niña é, em geral, desfavorável para as principais culturas do Estado. A expecativa é de que a conservação e armazenamento de águas devem ser planejadas pelos agricultores para o próximo verão.


VOLTAR IR AO TOPO