Notícias

Sicredi protagoniza primeiro grande evento da Expo Horizontina

Sexta-Feira, 26.02.2016 às 13h30
01- jeep palestra sicredi

Uma palestra com o Economista Alexandre Barbosa tratando sobre o Cenário Econômico para 2016 abriu os eventos da 1ª Expo Horizontina. Alexandre veio ao município a convite do Sicredi Noroeste e lotou as dependências do Centro de Eventos do Parque, montado no Ginásio de Esportes. O evento encerrou com almoço de confraternização.


Para 2016 o economista prevê um ano não muito diferente de 2015, porém a alguns sinais de melhora em termos da retomada do crescimento. Ele identifica a possibilidade de uma redução pequena nos juros no final do segundo semestre.


Chama atenção, porém, ao índice de desemprego que devem bater na casa dos 10%. A inflação deverá ser reduzida, mas a popularidade em queda do atual governo, aliado a crise política e moral que abala o país, são obstáculos para o país avançar em suas reformas.


A região cuja economia está bastante centrada no agronegócio sente menos os efeitos da crise. Mas identifica-se desaceleração no faturamento das micro e pequenas empresas, redução de ritmo na construção civil e na maioria dos serviços.


Ele prevê também que o setor metal mecânico deve experimentar a partir do segundo semestre uma pequena melhora nas vendas, mas nada comparado aos resultados obtidos em 2013, por exemplo.
Ao contrário do que se prega o mundo não está em crise, e o Brasil precisa corrigir imediatamente seus rumos, seja no entendimento político, avançando as reformas, no controle dos gastos públicos, e na ampliação de sua arrecadação, inclusive.

 

RÁDIO OLINDA FM/Repórter Paulo Roberto Staziaki


VOLTAR IR AO TOPO