Notícias

Família de Horizontina autoriza doação de órgãos no Vida & Saúde

Domingo, 30.08.2015 às 20h
04 de stembro- doação de órgãos

Às 15h 20min, deste domingo(30), foi dado início a mais um ato de grandiosidade e solidariedade da família Kleinpaul Perinazzo. Após a constatação da morte cerebral de Salete Angelina Kleinpaul Perinazzo, de 50 anos, moradora de Horizontina, a família optou por doar os órgãos. Ela foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral - AVC, e na noite do sábado (29), foi confirmada a morte cerebral depois de angeotomografia cerebral e ecodoppler transcraniana.


A partir desse momento a equipe da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, do Hospital Vida & Saúde, realizou todo o protocolo de contato com a família e de demais exames. O esposo José Abilio Perinazo não pensou duas vezes para tomar a decisão, “Ela sempre fez o bem, participávamos sempre de ações em benefício dos outros, então essa é mais uma ação que vamos conseguir concretizar como família. Nos deixa mais confortável saber que com esse ato podemos salvar vidas”.


Mesmo diante do difícil momento, a família conseguiu pensar nos pacientes que estão na fila a espera por um órgão. O filho de Salete, Renan Perinazzo, lembrou da bondade das ações da mãe, para tomar a decisão, “Ela sempre procurava fazer o bem para todos, a vida toda foi dedicada para fazer o bem, então vai ser assim até o final. A situação nos causou muita dor, mas nos conforta saber que deixamos um pedacinho dela, e que este, pode salvar vidas”.


A equipe da Organização de Procura de Órgãos OPÔS 7, de Porto Alegre, realizou a captação dos dois rins e do fígado. A cirurgia encerrou às 17h, quando a equipe voltou para Porto Alegre para proceder com as doações que serão destinadas para 3 pacientes. Este ano, foi o primeiro caso de doação realizado no Hospital Vida & Saúde.
O corpo de Salete está sendo velado na Capela da Igreja Matriz Católica de Horizontina e o sepultamento será nesta segunda-feira (31).


Fonte: Assessoria Imprensa Hospital Vida&Saúde


VOLTAR IR AO TOPO