Notícias

5ª Conferência das Cidades aconteceu em Horizontina

Segunda-Feira, 29.04.2013 às 14:00
Conferência das Cidades

Horizontina foi sede de Plenária Regional preparatória a 5ª Conferência das Cidades.

 

         Pelo menos 16 das 21 cidades que fazem parte da organização do Corede Fronteira Noroeste estiveram representadas na Plenária Regional em preparação da 5ª Conferência das Cidades, programada para Porto Alegre dias 15, 16 e 17 de agosto, e que foi realizada em Horizontina no início da noite da última sexta-feira, dia 26 de abril.

         Prefeitos, vereadores, técnicos das áreas de engenharia e planejamento dos municípios, estiveram no evento que teve como articuladora a Secretaria de Habitação e Saneamento do Governo do Estado.

         O tema da Conferência das Cidades deste ano é; “Quem muda a cidade somos nós”. A Secretaria de Estado, esteve representada pelo seu Diretor Geral  Deoclécio Grippa. O gestor destacou que a pasta realizou 28 encontros regionais visando a organização dos municípios na construção e melhoria das políticas públicas de moradia e saneamento básico, em todos os seus aspectos.

         Ele destaca que as quatro primeiras conferências garantiram a criação de leis importantes, entre elas o Estatuto das Cidades, e que agora é hora de fazer cumpri-las, pela organização e eleição das prioridades.

Para ele o Brasil vive um momento ímpar na área habitacional por interesse social (quem ganha menos) ou mesmo no acesso a financiamentos para os trabalhadores de classe média. –“ No caso dos municípios, só não constrói moradias quem não tem projeto”, disse.

         No Saneamento os avanços não ocorrem na mesma velocidade e este ainda é um dos grandes desafios do RS e do país. No Estado em torno de somente 18% da população tem esgoto tratado. Horizontina no entanto se prepara para iniciar um projeto que coleta e tratamento do esgoto sanitário, cuja primeira etapa já conta com R$ 13 milhões liberados através do PAC.

         Depois da reunião de mobilização visando a elaboração de diretrizes, cada cidade terá de fazer, no prazo que vai até 1º de junho a sua conferência municipal. Nela serão eleitos dois delegados a conferência estadual. A Conferência Municipal da Cidade em Horizontina, será durante o mês de maio. Em Tucunduva a data ainda não foi marcada mas o prefeito eleito Paulo Roberto Schwertz participou do evento acompanhado pelos vereadores Walter Anderle e Ivo Balsan e um dos integrantes de seu futuro secretariado Renato Dotto.

         Os prefeitos de Horizontina Nildo Hickmann e de Doutor Mauricio Cardoso Noli Aimi, além do vice-prefeito de Nova Candelária Jorge Stefler participaram do encontro.

Nas conferências será debatido o texto base da conferência nacional, que já está disponível no www.cidades.com.br (Ministério das Cidades) e as propostas do PEHIS/RS no www.sehabs.rs.gov.br  da Secretaria Estadual.


VOLTAR IR AO TOPO