Notícias

HORIZONTINA: Nildo assina decreto criando nova escola municipal

Quinta-Feira, 04.12.2014 às 11h
0512- nildo ASSINA CRISTO REI

EMEB Cristo Rei deverá atender 300 alunos e fica no centro da cidade


Foi assinado na tarde da última Terça-Feira (2) pelo Prefeito Municipal de Horizontina Nildo Hickmann, na presença de um grupo de pais, professores e Conselho Municipal de Educação, o Decreto de criação da 9ª Escola da Rede Municipal de Ensino, a primeira a atender dois níveis da Educação Básica, ou seja, Educação Infantil e Ensino Fundamental.


A Escola Municipal de Educação Básica Cristo Rei, vem dar continuidade ao funcionamento do educandário criado no município havia 61 anos pela Congregação Religiosa das Missionárias da Consolata, que havia dois anos repassaram a administração para a Fundação L’Hermitage, e esta anunciado o encerramento das atividades para 31 de dezembro próximo.


Após um período de incertezas de parte dos pais sobre a continuidade do histórico colégio, o município ampliou as discussões estudou a viabilidade e optou pelo investimento e a criação da mais nova estrutura, explicou o prefeito. Para o representante da associação de pais Felipe Johann a relação escola/valores/família sempre foram os diferenciais da qualidade de ensino desenvolvida pelo Cristo Rei e a manutenção destes princípios é o desafio da comunidade escolar e do Poder Público.


Paralelo ao Decreto de Criação da nova escola que deve atender em torno de 300 alunos, o Governo Municipal fez a entrega ao Conselho Municipal de Educação do processo documental que norteia a criação e que será apreciado durante este mês de dezembro. Enquanto aguarda tal tramitação, A SMEC- Secretaria Municipal de Educação e Cultura está fazendo junto aos pais e a comunidade escolar Cristo Rei a pré-inscrição dos alunos visando preencher as vagas abertas, devendo ser efetuada a partir de janeiro a matrícula.


A nova escola atenderá alunos da Educação Infantil (100 vagas) e de 1º a 6º ano do Ensino Fundamental. A cada ano vai sendo acrescida uma das séries finais, ou seja, em 2016 o 7º ano, 2017 o 8º e 2018 o 9º ano.


O Governo Municipal anunciou ainda a adequação nas estruturas, modernização dos espaços para obter a padronização e qualidade de ensino das demais escolas da rede municipal, a implantação de um refeitório (inclusão de merenda escolar) o novo incremento a ser sentido pelos pais a partir do próximo ano letivo, pois os alunos de 2º a 6º ano, são em sua maioria, turmas que já estudavam no educandário.


A direção da nova escola deve ser anunciada até o Natal. A equipe administrativa deverá ser chamada a partir do último concurso público realizado, havendo também remanejamento de professores da própria rede, na sua maioria já atuantes na rede privada e do município e outros que serão contratados a partir de janeiro e fevereiro.


A Escola entrará em atividade normal no início do ano letivo com um Ginásio de Esportes, um Auditório para reuniões e assembleias, além de na parte noturna servirem suas dependências para os cursos profissionalizantes do PRONATEC e outras atividades paralelas da comunidade, haja vista a nobre estrutura estar no centro da cidade em condições facilitadas de acesso.



VOLTAR IR AO TOPO